Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas discute propostas de atuação

Agendado debate no próximo dia 22/9 sobre o caráter público do ensino superior
25/08/2016 19:32 | Da Redação Foto: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Carlos Neder é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quinta-feira, 25/8, da  Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Propostas de atuação em debate na reunião da frente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da frente avalia sua atuação até o momento e estabelece suas próximas atividades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quinta-feira, 25/8, da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 25/8, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, coordenada pelo deputado Carlos Neder (PT), avaliou sua atuação até o momento e estabeleceu as próximas atividades. Representantes de universidades federais e estaduais, fundações municipais e da Secretaria de Estado da Educação debateram diversos temas, levantando as próximas prioridades a serem tratadas.

Um dos temas tratados foi a PEC 241, em tramitação no Congresso Nacional, que limita os gastos públicos ao orçamento do ano anterior, com apenas o reajuste inflacionário, por 20 anos. A frente avaliou que as consequências da aprovação desta medida seriam profundamente deletérias ao ensino público no país e deliberou redigir moção de repúdio ao projeto.

Foi composta uma comissão para acompanhar os trabalhos do grupo criado pelo governador Geraldo Alckmin para discutir as providências a serem adotadas pelo governo do Estado em face da existência de nova legislação federal nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. O deputado Neder externou preocupação com as consequências das possíveis resoluções e considerou importante o acompanhamento e avaliação dos trabalhos.

A frente ainda vai agendar encontro na região do ABC, para discutir a expansão do ensino privado em detrimento da gratuidade e universalidade do ensino nos municípios.

No dia 22/9, a Frente promove debate, no auditório Franco Montoro, sobre o caráter público do ensino superior, financiamento, acesso e permanência do estudante. O enfoque principal da frente é estabelecer amplo e democrático debate a respeito do caráter público das instituições de ensino superior e técnico do Estado.

alesp