TV Assembleia grava primeiro programa Assembleia Segurança

O tema inaugural foi a segurança na avenida Paulista
29/09/2016 18:10 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

 Primeiro programa Assembleia Segurança é gravado na TV Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Francisco, Coronel Camilo, Ariel de Castro Alves, Élcio Rozano de Goes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O tema do primeiro debate foi a segurança na avenida Paulista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Debater o tema da segurança pública de forma mais descontraída, buscando soluções criativas para o problema, é o objetivo do Assembleia Segurança, cujo primeiro programa foi gravado nesta quinta-feira, 29/9, no Salão dos Espelhos da Assembleia Legislativa.

O tema do primeiro debate foi a segurança na avenida Paulista e contou com a participação do deputado Coronel Camilo (PSD) e dos convidados Ariel de Castro Alves, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), e do tenente coronel Élcio Rozano de Goes, comandante da Polícia Militar responsável pela região.

A conversa entre os convidados partiu de depoimentos colhidos pela equipe de reportagem do programa na avenida Paulista. O tenente coronel Élcio destacou o fato de não haver crimes mais graves na região, como homicídios ou latrocínios, ocorrendo apenas crimes mais leves, como furtos. A maior parte desses furtos, lembrou o entrevistado, é fruto da distração das pessoas, que caminham olhando para o celular. Segundo o comandante, o combate ao crime naquela avenida é permanente e somente este ano já foram efetuados 500 flagrantes.

A mudança na configuração da avenida Paulista foi destacada pelo coronel Camilo. Durante a semana, lembrou, mais de um milhão de pessoas circulam na avenida, a maioria executivos a trabalho, mas nos fins de semana a população ocupa a avenida para lazer, ficando mais vulnerável aos furtos. Campanhas informativas antecipadas poderiam minimizar a quantidade de furtos, sugeriu o deputado.

Para o advogado Ariel de Castro Alves, a avenida Paulista é um dos lugares mais seguros de São Paulo. Sua preocupação, observou, se volta para a segurança nos bairros periféricos da cidade, onde os crimes são mais violentos e frequentes. Castro Alves ressaltou o fato de que a população não confia na polícia investigativa, o que acaba por desmotivar o registro de ocorrências. Em sua opinião, é fundamental o incentivo ao registro como forma de colaborar no combate ao crime.

alesp