Polícia Civil tem déficit de 587 delegados


27/09/2016 16:17 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Polícia Civil de São Paulo tem um déficit de 587 delegados em todo o Estado, segundo dados fornecidos pela Delegacia Geral de Polícia Adjunta, órgão da Secretaria de Segurança Pública, em resposta a requerimento de informação da deputada Márcia Lia (PT). O documento foi encaminhado à pasta, em junho, para questionar a convocação de candidatos aprovados em concurso de 2013.

Segundo os números divulgados pela Assistência Policial Administrativa, os dados correspondem a 17% das vagas da carreira em São Paulo. Ao todo, são 3.463 postos, conforme determina a Lei Complementar 1152/2011.

"O número de vagas abertas para delegados em todo o Estado é muito grande e significativo, à medida que vemos crimes sem solução e profissionais da carreira se dividindo entre delegacias de duas ou três cidades e ainda fazendo plantões nos finais de semana. É um desgaste para o profissional e um ponto para a criminalidade, porque esse sistema compromete a investigação dos casos", observa a deputada.

O último concurso para a carreira de delegado no Estado foi aberto há três anos. O requerimento de informação da deputada questionou ainda sobre a previsão de nomeação de novos aprovados e sobre a possibilidade de se estender o prazo de vigência do concurso. "Mais uma vez nos deparamos com um concurso aberto, vagas disponíveis e profissionais à espera da convocação. O Estado precisa agilizar esse processo e trabalhar pela regulamentação das contratações de funcionários públicos", observa a deputada, que apresentou este ano projeto de lei que regulamenta todas as etapas de realização de concursos no Estado de São Paulo.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp