Crescimento do ensino a distância na saúde é tema de PL


14/02/2017 19:10 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Carlos Neder e Marco Manfredini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Marco Manfredini, participou de reunião de planejamento de mandato do deputado Carlos Neder (PT), no dia 13/2. Um dos assuntos tratados foi a necessidade de disciplinar a modalidade de ensino a distância (EAD) para cursos na área de saúde.

O tema também vem sendo discutido no Grupo de Trabalho de Educação do Fórum de Conselhos Profissionais da Área da Saúde do Estado de São Paulo, do qual Manfredini participa. Uma das preocupações é com a qualidade da formação, já que o desenvolvimento das competências exigidas dos futuros profissionais necessitam do contato direto com pacientes.

Além disso, números do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação mostram o forte crescimento da educação a distância nos últimos anos, incluindo os cursos de saúde. "Essa discussão precisa ser aprofundada, a fim de que a formação profissional e o atendimento dos serviços de saúde não sejam prejudicados", ressalta Neder.

O deputado é autor do Projeto de Lei 710/16, que proíbe o funcionamento de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional para a formação de profissionais de saúde na modalidade de ensino a distância no Estado. O PL está em análise na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e tramita apensado ao PL 547/16, que aborda o mesmo tema.

deputadoneder@al.sp.gov.br

alesp