Assembleia paulista terá ato contra poluição sonora


25/04/2017 20:59 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Monumento às Bandeiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o ruído é a segunda causa de poluição ambiental, ficando atrás somente da poluição do ar. Para demonstrar o impacto do barulho no cotidiano da população, a Assembleia Legislativa resolveu iluminar o seu prédio com luzes amarelas nos dias 26 e 27/4. A proposta faz parte da comemoração do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído.

Para o deputado Jooji Hato (PMDB), autor da chamada "lei do silêncio", a poluição sonora pode afetar a capacidade de aprendizado das pessoas ao reduzir o desempenho educacional. "Essa lei é contra a sonorização ensurdecedora. A Alesp tem muitos projetos importantes para resguardar a qualidade de vida e a medicina preventiva da população. A ideia é reduzir a o número de pacientes que buscam o otorrino", disse.

A intervenção será realizada simultaneamente em diversos lugares do mundo. A comemoração acontece na capital desde 2016. O manifesto foi criado seguindo a ação educativa da campanha "Ruído: a solução está na educação!", promovida pelo INAD Brasil (www.inadbrasil.org), com apoio nacional da ProAcústica.

alesp