Notícias falsas são tema de palestra no ILP


20/04/2018 15:59 | Henrique Spatuzzi - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Rosa Symanski<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosa Symanski e Suzy Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Suzy Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosa Symanski, Vinícius Schurgelies e Suzy Gasparini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em ano eleitoral, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) ofereceu uma palestra sobre fake news e treinamento midiático, na última quinta-feira (19/4), na Alesp.

Suzy Gasparini e Rosa Symanski foram as convidadas para palestrar. Elas abordaram assuntos como propagação das notícias falsas (fake news), como identificá-las e a sua influência na sociedade, principalmente por meio das redes sociais.

Rosa Symanski é formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e especialista em economia. "Em ano de eleições devemos tomar mais cuidado com as fake news, pois elas se proliferam. Então, cheque antes para não correr o risco de tomar possíveis multas e processos, ou pior, de passar falsas informações para os outros. Uma notícia falsa pode definir o futuro", disse. Ela citou o caso das últimas eleições presidenciais nos EUA, em que pesquisas indicam a interferência de fake news sobre o resultado do pleito.

Pesquisas feitas pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford e o instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT) de­monstraram que as notícias falsas são compartilhadas 70% mais rapidamente que as verdadeiras. Além disso, os responsáveis pelo compartilhamento não são apenas robôs e sistemas " os humanos também não verificam as notícias.

As palestrantes deram algumas dicas de como escapar das fake news: verificar se a notícia foi publicada em algum veículo de imprensa de grande circulação, ser cético com as manchetes, prestar atenção à URL, ficar atento com formatações incomuns nos sites, considerar as fotos da matéria e as datas de publicação. Ao final, deixaram o alerta de que algumas histórias são intencionalmente falsas.

O ILP continuará abordando assuntos relacionados às eleições. A próxima palestra " parte do Ciclo Eleições 2018 " ocorrerá na segunda-feira (23/4), com o tema Processo Eleitoral: ações. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.al.sp.gov.br/ilp.

alesp