Cerca de 50 obras de mosaico estão disponíveis para visitação a partir desta terça, 9, na Alesp

A mostra Mosaico, Arte e Expressão, com trabalho de 20 expositores, tem obras inspiradas em grandes nomes das pinturas brasileiras, como Tarsila do Amaral, e internacional, como Picasso, Van Gogh e Da Vinci
09/05/2023 19:24 | Arte | Claus Oliveira - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Exposição segue até 18 de maio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Itamar Borges foi um dos retratados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desta terça-feira (9) até 18 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vai abrigar a exposição "Mosaico, Arte e Expressão", sob curadoria de arte da artista plástica e professora Ana Paula Pestana, especialista em arte contemporânea que ministra curso profissionalizante sobre técnicas da arte musiva (outra denominação de mosaico) há 20 anos em São Paulo.

Cerca de 50 obras devidamente identificadas fazem parte da mostra e estão disponíveis para visitação pública no Espaço Cultural V Centenário, localizado no andar Monumental da Casa legislativa (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201)

Os desenhos exibidos na Alesp foram confeccionados por 20 alunos de Ana Paula Pestana em materiais diversos, como vidro, azulejo, pastilhas, pasta vítrea e smalti italiano. Metade dos expositores aprendizes tem mais de 60 anos de idades e participa de uma exposição artística aberta ao público pela primeira vez. É o caso de Maria da Glória Laurindo, a dona Glorinha, de 91 anos, que expõe um mosaico floral em cerâmica e pastilha.

Mais da metade das molduras expostas são inspiradas em obras famosas de pintores internacionais consagrados, a exemplo de Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Gustav Klimt e Anna Bocek. Há também releituras baseadas em obras clássicas do modernismo brasileiro como o Abaporu, de Tarsila do Amaral.

"A arte do mosaico reúne em si recursos que podem auxiliar na cura da psique", declarou a professora, recorrendo ao termo grego para realçar que a técnica da arte decorativa milenar "ajuda psicologicamente seus alunos". Pestana é a fundadora da Escola de Mosaico Arcanjo das Artes.

A exposição "Mosaico, Arte e Expressão", com acesso gratuito diariamente das 9h às 20h, recebeu apoio institucional da Alesp por iniciativa do deputado estadual Itamar Borges (MDB). O parlamentar paulista está sendo homenageado com um mosaico do rosto dele em pastilha de vidrotil, assinado pelo mosaicista Edson Rosolen.

alesp