Instituto do Legislativo Paulista recebe prêmio por fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação

Em parceria com a Fapesp, ILP ficou em segundo lugar em premiação promovida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
21/03/2024 17:32 | Reconhecimento | Da Redação - Fotos: Kennedy Barros/ Divulgação Confap e Rodrigo Romeo

Compartilhar:

3ª edição do Prêmio Confap<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agnes Sacilotto, presidente do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320972.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando de Almeida, diretor da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) foi premiado, na noite do último dia 13, por boas práticas em fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. A condecoração veio a partir da parceria entre ILP, braço da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a realização de cursos, palestras e seminários gratuitos à população, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"É uma grande realização e um grande reconhecimento do trabalho do ILP. Não podemos só fazer as palestras, os ciclos, os eventos, mas temos também que nos inscrever em premiações como essa e mostrar, cada vez mais, o que a gente vem fazendo e sua grandiosidade", disse Agnes Sacilotto, presidente do Instituto do Legislativo Paulista, que finalizou afirmando que essa honraria vai impulsionar o órgão a se inscrever em novos prêmios em 2024.

O projeto "Ciclo ILP - Fapesp, parceria de sucesso com o Legislativo e a Comunidade Científica" ficou em segundo lugar na 3ª edição do Prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A honraria busca reconhecer trabalhos desenvolvidos por essas fundações ao redor do País.

"Nós fomos premiados dentro da nossa parceria, o que reconhece nossa atividade de comunicação para a sociedade do que é feito em termos de produção de conhecimento, fomento à pesquisa científica e tecnológica no Estado", comentou Fernando Menezes de Almeida, diretor administrativo da Fapesp.

Segundo o diretor, o Ciclo ILP - Fapesp já realizou cerca de 50 seminários, envolvendo 200 pesquisadores que apresentaram suas experiências e realizações em quase seis anos de atividades. Desde 2017, as duas entidades possuem uma parceria para a realização de cursos e congressos, que foi oficializado em novembro de 2023 com um acordo de cooperação.

"Demos visibilidade a temas importantes da pesquisa científica e tecnológica, resultando em benefícios concretos e reais para a sociedade em todas as áreas do conhecimento", afirmou Menezes. "Isso é uma maneira de não apenas difundirmos informações importantes, mas também de prestarmos contas à população daquilo que fazemos com recursos públicos", completou o diretor.

Para o ILP, essas parcerias são fundamentais para o trabalho da entidade e também para dar maior visibilidade ao trabalho feito por diferentes órgãos no Estado. "Nós trabalhamos muito com parcerias. Temos com a Fapesp, com o IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas], com a Abrig [Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais], entre tantos outros e o nosso objetivo é sempre fomentar e apresentar o trabalho de outros órgãos do Estado de São Paulo", concluiu Agnes.

alesp