CICLO ILP+FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO PROMOVE DEBATE SOBRE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

O objetivo do ciclo é a realização de eventos para divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e interessados nos temas abordados.
02/10/2023 14:24 | ILP | Rafael Sotero

Compartilhar:

Fernando Menezes de Almeida mediador.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-10-2023/fg310159.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O evento "CICLO ILP+-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO: Arranjos Produtivos Locais" foi transmitido por meio dos canais do YouTube do Instituto do Legislativo Paulista e da Rede Alesp no dia 25/09/2023. A abertura foi feita por Natacha Jones, diretora executiva do ILP, e a mediação foi de Fernando Menezes de Almeida. O debate foi conduzido por: Luiz Fernando Carvalho, Coordenador de negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos; Paulo Rocha, Especialista de Competitividade e Tecnologia do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP, e; André Luis Squarize Chagas, professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia e Administração da USP.

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) reúnem diferentes agentes econômicos, instituições de ensino, de capacitação e de pesquisa tecnológica e organismos de fomento. Os debatedores abordaram os diferentes modos nos quais os agentes dos APLs podem contribuir para o desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços locais, com foco nos pequenos e médios negócios. Ainda sobre o desenvolvimento destes serviços, André Chagas abordou a importância do apoio do setor público. Segundo ele "o grande desafio é como aplicar o desenvolvimento através de outro segmento, outro setor, [...] eu entendo que o poder público tem sim um papel de direcionador, embora não possa assumir pra si todas as tarefas que são de responsabilidade do privado, mas ele tem sim um papel direcionador para fomentar esses arranjos, inclusive na sua manutenção".

Deste modo, as problemáticas acerca da relação entre setores público e privado, apresentadas no evento, podem ser relacionadas com os conceitos trabalhados por Maria Izabel Sanches Costa, no verbete "Estado Contemporâneo" do Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: "Internamente o estado passa a lidar com novas formas de participação social mais diretas, com organizações não estatais que exercem influência na opinião pública e até mesmo algumas que participam da implantação de políticas públicas em parceria com o próprio estado".

O vídeo do evento pode ser acessado em:

https://www.youtube.com/live/vpSfe55gI2U?si=CWVNgbY8yYngxr19

Dicionário de Conceitos Políticos do ILP:

https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf


alesp