CICLO ILP+IPT PROMOVE EVENTO SOBRE SUPORTES TECNOLÓGICOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Esta é uma contribuição da ALESP e do IPT ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.3 - Saúde e Bem Estar - da Agenda 2030 da ONU.
18/10/2023 14:44 | ILP | Larissa Gabriel Alvares

Compartilhar:

Palestrantes durante debate.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-10-2023/fg311439.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 10/10/2023 o Instituto do Legislativo paulista realizou mais um encontro do ciclo em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, dessa vez, acerca da importância da medição e do controle da pressão arterial, com temática que visa políticas públicas de saúde e vai ao encontro do item 3.4 do ODS n.3: "Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento (...)".

A abertura foi feita por Natacha Souza Jones, diretora-executiva do ILP, com mediação de Maria Luiza Otero D?Almeida Lamardo, pesquisadora da Unidade de Tecnologias Regulatórias e Metrológicas do IPT, e os palestrantes foram Rafael Feldmann Farias, pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade, Marcelo Tadao Saita, Pesquisador Assistente do IPT e Frida Liane Plavnik, Médica Nefrologista.

O tema de pressão arterial vincula diversos aspectos do conhecimento, nas áreas de saúde e bem-estar, das tecnologias de medição e da engenharia dos equipamentos técnicos. Frida Plavnik iniciou as explanações sobre a importância da medição correta da pressão arterial, contextualizando de maneira simples e dinâmica o que é o sinal vital como fenômeno emitido pelo corpo humano, assim como seu uso fundamental para avaliação, diagnóstico e tratamento adequado de muitas condições clínicas. Além disso, trouxe dados sobre o impacto dessas doenças causadas pela desregulação da PA (Pressão Arterial) na população.

Em seguida, Marcelo Saita discutiu a importância da confiabilidade de medições em sua apresentação, indicando documentos como o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), que funciona como um dicionário de conceitos fundamentais e gerais dos termos associados para a medição. Explicar os processos de valores e grandezas fez parte da exposição, que passou por teorias numéricas que calculam as incertezas nas medições. Concluiu-se com o alerta sobre a atenção necessária ao se checar e ter bom uso dos instrumentos de medição, seguindo normas e regulamentações relevantes.

A última palestra foi feita por Rafael Farias, tratando especificamente das verificações, aprovações e comercialização dos instrumentos que medem a PA, com auxílio do Inmetro em convênio com os diferentes órgãos de metrologia estaduais brasileiros. Também foram citados os ensaios e documentações para a regulação de um aparelho pelo público. Após todas as apresentações, foram feitas perguntas pelos ouvintes que se uniram ao debate final entre todos os profissionais. Ao responder sobre quais ações ocasionam o aumento da PA, Frida Plavnik respondeu: "a hipertensão não tem uma única causa, ela é uma consequência da interação de diferentes mecanismos". Dentre eles, a palestrante citou fatores genéticos, fatores ambientais e o próprio fator biológico dos sistemas do corpo humano.

O tema da PA é necessário para informar a população e fomentar debates e medidas que prezam pela saúde pública. O verbete "Controle Social", por Heber Silveira Rocha, presente no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP exemplifica: "As políticas setoriais, como a previdência social (art. 194), a saúde (art. 198), a assistência social (art. 204) e a da educação (art. 206), preveem a participação da sociedade na gestão dessas políticas". Deve-se reiterar que só é possível estimular a participação social dos cidadãos quando informação, conscientização e conhecimento é difundida pelos órgãos organizacionais.

O vídeo do evento pode ser acessado pelo link:

https://www.youtube.com/live/LXQGEmegdmg?si=TfVMz60FZBGToSvs

Dicionário de Conceitos Políticos do ILP:

https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf


alesp