Secretaria Geral de Administração
Departamento de Comunicação
Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico
Autor/Criador
Ano
2009
Título
Dois modelos de parlamento jovem: uma leitura de seu funcionamento como letramento político
Fonte
Revista Estudos Legislativos, Porto Alegre, n. 3, p. 34-45, nov. 2009.
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Palavras-Chave
Resumo
Promovidas por casas legislativas e outras instituições em todo o mundo, as simulações de atividades parlamentares são, por sua natureza, um instrumento privilegiado de educação para a democracia e de engajamento do público escolar nas questões políticas de sua sociedade. No Brasil, com o nome de Parlamento Jovem, a Escola do Legislativo de Minas Gerais e a Assembléia Legislativa de São Paulo realizam duas formas diferenciadas e aparentemente opostas de simulação parlamentar. A análise dessas simulações em uma perspectiva comparada mostra que, a despeito das diferenças, há um objetivo comum a ser compartilhado: o letramento político. É para preservar esse objetivo que se propõe uma leitura do horizonte teórico e metodológico dessas duas simulações.
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