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Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico
Autor/Criador
Ano
2014
Título
Modi operandi da mídia brasileira: construções discursivas da representação parlamentar
Fonte
Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Brasília, 2014.
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Palavras-Chave
Resumo
A presente dissertação de mestrado busca investigar como a mídia impressa brasileira, particularmente, capas de revistas de ampla circulação nacional (Veja, IstoÉ e CartaCapital), está construindo, por meio do discurso, a representação do ator social político brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, que pretende desvelar elementos linguístico-discursivos e imagéticos que concorrem para a construção da imagem do parlamentar brasileiro na mídia. Assim, analisar-se-á, a partir de textos multimodais construídos nas quatro capas de revistas selecionadas para o corpus de pesquisa, como a mídia vem operando para construir a representação da imagem do político brasileiro. Para tanto, esse estudo recorreu à Análise de Discurso Crítica como teoria e método (FAIRCLOUGH, 1989, 1995, 2001, 2003; VAN DIJK, 2008, 2012), perpassando os conceitos de mídia e ideologia argumentados por Thompson (2011, 2012), bem como conceitos sobre discurso e poder. A Gramática Visual, de Kress & Van Leeuven (1996, 2001), ofereceu uma abordagem teórico-metodológica para a análise crítica dos textos multimodais do corpus, configurando-se a Teoria da Multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001, 2006) como guia para os caminhos a serem articulados na pesquisa. Além disso, a Teoria da Representação de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997, 2005, 2008) embasou as análises por meio das suas categorias analíticas sobre a agência verbal. A teoria a respeito dos gêneros textuais obteve em Bakhtin (2002, 2011) e Marcuschi (2007, 2010) a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento desse aspecto textual. O presente estudo identificou dois modi operandi da mídia brasileira ao construir a imagem do político brasileiro por meio de elementos linguísticos e imagéticos que, conjugados expressivamente, representam esse ator social.
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