02/04/2012 - 13a Solene

COMEMORAÇÃO DO "PRIMEIRO CENTENÁRIO DO FALECIMENTO DO BARÃO DO RIO BRANCO, PATRONO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/04/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Itamar Borges, com a finalidade de Lembrar o Primeiro Centenário do Falecimento do Barão do Rio Branco, Patrono da Diplomacia Brasileira. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a presença das autoridades. Tece comentários acerca do Deputado Itamar Borges, proponente desta solenidade, a quem parabeniza pela iniciativa. Elogia as gestões do Parlamentar enquanto Prefeito de Santa Fé do Sul. Destaca a figura do Barão do Rio Branco para nortear a juventude brasileira. Ressalta seu legado. Lamenta a descrença da sociedade na política atual. Lembra a eficiente gestão do Barão à frente do Ministério das Relações Exteriores. Enfatiza sua arte em servir. Defende uma política mais fraterna e justa.
2 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência. Cumprimenta as autoridades presentes, com ênfase no serviço prestado em favor da democracia. Lembra o papel do Barão do Rio Branco para o País. Justifica a homenagem à autoridade. Aponta aspectos de sua biografia e sua atuação como promotor, geógrafo, professor, historiador, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, e diplomata. Discorre acerca da importância de seu trabalho como político. Fala do orgulho em participar desta solenidade. Informa que esta sessão deve ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades.
3 -  ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO
Diretor da Faculdade de Direito da USP, destaca o papel da Faculdade de Direito do Largo São Francisco para a formação de renomados magistrados e advogados. Lê histórico de José Maria da Silva Paranhos Junior, o Juca Paranhos, ou Barão do Rio Branco. Lembra o período em que Juca Paranhos estudou na Faculdade de Direito da USP. Cita características da Capital paulista na época da fundação da instituição de ensino. Relata dificuldades para acomodar estudantes de outros Estados, o que deu origem às repúblicas.
4 -  ANTONIO DE AGUIAR PATRIOTA
Ministro das Relações Exteriores, cumprimenta a Assembleia Legislativa pela iniciativa de homenagear a memória do Barão do Rio Branco. Recorda obra e legado de Rio Branco e sua importância para o Brasil, como o estabelecimento de fronteiras, no final do século XIX. Ressalta seu profundo conhecimento de geografia e história. Destaca seu estilo de atuação, com dedicação e planejamento detalhado de projetos. Fala da visão de Rio Branco, no que dizia respeito à aproximação e associação do Brasil com os Países vizinhos. Reflete sobre o que o Barão pensaria, hoje, sobre os "Brics" e a União das Nações Sul-Americanas. Discorre sobre o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Discursa sobre aspectos da política externa. Lembra a importância do Estado de São Paulo para o Barão do Rio Branco, embora ele tenha nascido no Rio de Janeiro. Comenta seu ingresso na vida política e seu papel como patrono da diplomacia brasileira.
5 -  Presidente ITAMAR BORGES
Anuncia a exibição de vídeo, feito à época do falecimento do Barão do Rio Branco. Agradece o auxílio do Secretário Municipal da Cultura, Senhor Carlos Augusto Calil, pela contribuição em ceder o presente filme. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp