02/08/2002 - 34a Solene

COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, CNBB
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/10/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ CARLOS STANGARLINI / WALTER FELDMAN
1 -  WALTER FELDMAN
Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi por ele convocada, por solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, para comemoração do 50º aniversário da fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Homenageia a CNBB pelo seu qüinquagésimo aniversário de fundação. Fala da expectativa anual pelo tema da Campanha da Fraternidade. Considera que o processo de globalização deve ser acompanhado pelo respeito àquilo que a civilização acumulou nos últimos milênios, num processo talvez mais avançado de respeito a tudo o que foi produzido. Dá as boas-vindas aos dirigentes da CNBB.
2 -  JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Assume a Presidência. Cumprimenta o Presidente Walter Feldman e lhe dá parabéns por ter sido apontado, pelo jornal: "O Estado de S. Paulo", como um dos deputados mais atuantes da Casa.
3 -  FERNANDO ANTÔNIO FIGUEIREDO
Presidente da CNBB, Regional Sul 1 e Bispo da Diocese de Santo Amaro, saúda o Deputado José Carlos Stangarlini, Presidente em exercício, da sessão e demais autoridades. Acentua a necessidade de um constante diálogo entre a CNBB e as instituições políticas.
4 -  Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Anuncia um número musical.
5 -  MANOEL PARRADO CARRAL
Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e representando, na solenidade, S. Emcia. o Sr. Cardeal Cláudio Hummes, saúda o Deputado José Carlos Stangarlini, Presidente em exercício, e as demais autoridades. Fala da CNBB e sublinha sua dupla finalidade, de evangelizar e dar testemunho da ação redentora de Deus.
6 -  Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Anuncia um número musical.
7 -  RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS
Como Secretário-geral da CNBB, saúda o Presidente, em exercício, o Deputado José Carlos Stangarlini, e os demais componentes da Mesa. Historia a CNBB, nestes cinqüenta anos de funcionamento. Aponta a Campanha da Fraternidade, que já existe há 40 anos, como uma presença da Igreja na sociedade brasileira, principalmente, junto aos mais sofridos, excluídos e marginalizados. Fala da responsabilidade dos políticos na condução do País e na solução dos problemas.
8 -  Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Entrega certificados aos homenageados. Anuncia dois números musicais. Entrega placas evocativas dos 50 anos de fundação da CNBB. Convida os Srs. bispos para conhecerem o espaço ecumênico. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp