02/05/2005 - 17a Solene

HOMENAGEAM À MEMÓRIA DE PAULO FREIRE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/05/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO FELÍCIO
1 -  ROBERTO FELÍCIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, e também dos Deputados Renato Simões, Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, Carlinhos Almeida, Maria Lúcia Prandi, com a finalidade de "Homenagear a Memória de Paulo Freire". Expressa sua emoção por conduzir esta homenagem a um grande educador. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  RENATO SIMÕES
Deputado Estadual, Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, expressa satisfação com a realização desta sessão solene, que tem como objetivo manter viva, no Parlamento de São Paulo, a memória de Paulo Freire e sua imensa contribuição como educador ao Brasil e ao mundo. Relembra seu primeiro encontro com o Paulo Freire, início dos anos 80, quando este acabara de retornar do exílio.
3 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Deputada Estadual pelo PT, e presidente da Comissão de Educação, afirma que Paulo Freire foi um grande educador, e que seu método pedagógico e sua prática libertadora o levaram ao exílio. Fala de sua experiência enquanto Secretária da Educação de Santos, ao mesmo tempo em que Paulo Freire exercia o mesmo cargo na Capital, destacando fatos do convívio pessoal.
4 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Anuncia a execução de número musical.
5 -  LADISLAU DOWBOR
Economista, orador indicado pelo Instituto Paulo Freire, discorre sobre a visão social de Paulo Freire aplicada aos dias de hoje, afirmando que a educação é um poderoso meio de inclusão social. Comenta o Brasil consegue digerir as tecnologias, mas não consegue digerir a civilização, a modernidade e a decência nas relações humanas.
6 -  ÂNGELA ANTUNES
Membro do Instituto Paulo Freire, ONG fundada pelo homenageado com a intenção de manter vivo seu legado de luta por uma Educação que contribua para a humanização e para a emancipação dos seres humanos. Faz apresentação de projetos realizados nas comunidades pelo Instituto.
7 -  LUTGARDES COSTA FREIRE
Filho do homenageado, fala da atuação de sua mãe, Elza Freire, que também foi educadora e grande companheira, tornando-se indissociável da figura de Paulo Freire.
8 -  NITA FREIRE
Segunda esposa e viúva de Paulo Freire, relembra sua longa convivência com o educador, que culminou com o casamento, em 1988.
9 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Agradece o trabalho de todas as entidades que procuram manter viva a memória de Paulo Freire e espera que a partir desta sessão solene a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo tenha mais participação nas coisas vivas da sociedade. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp