29/05/2009 - 25a Solene

HOMENAGEM A "LOUIS BRAILLE, POR OCASIÃO DO BICENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/06/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ / CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara esta sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem a Louis Braille, por ocasião do Bicentenário de seu Nascimento". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Faz histórico sobre a biografia de Louis Braille, que nasceu a 4 de janeiro de 1809, ficou cego aos três anos e, por volta de 1825, criou o método que utiliza seis pontos em relevo, que formam 63 símbolos diferentes. Ressalta que a efeméride é incentivada pela União Mundial dos Cegos, que atua junto à ONU. Comunica que, no Brasil, os eventos terão como presidente de honra Dorina de Gouvêa Nowill, cuja fundação que leva seu nome, imprimiu 33 milhões de páginas em 2007.
2 -  REGINA FÁTIMA CALDEIRA DE OLIVEIRA
Coordenadora de Revisão da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e Coordenadora da Comissão Brasileira Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille, fala de sua gratidão ao gênio de Braille. Destaca a emoção das crianças cegas ao poder ler contos de fadas. Ressalta a melhora da autoestima dos cegos que dominam o método Braille de leitura. Enaltece a qualidade dos textos da Fundação Dorina Nowill.
3 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Dá conhecimento de mensagem alusiva ao evento, encaminhada pelo Deputado Rafael Silva.
4 -  ANA MARIA MICHELE
Professora e coordenadora, que representa a Irmã Madalena, Tesoureira do Instituto de Cegos "Padre Chico", discorre sobre a importância de os cegos terem acesso amplo à cultura. Acrescenta que, a partir da independência proporcionada pela leitura em Braille, as pessoas desenvolvem o espírito crítico e os valores da cidadania.
5 -  ROBERTO BRAGUIM
Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, destaca os propósitos de sua posse, de lutar pelo meio ambiente e pela acessibilidade. Informa que as instalações do Tribunal de Contas estão sendo adaptadas às pessoas com necessidades especiais. Acrescenta que são feitos cursos aos servidores sobre o tema. Dá conhecimento de iniciativas para que os prédios públicos sejam acessíveis, sob pena de não receberem alvará. Cita parcerias nessa direção.
6 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Assume a Presidência. Saúda as autoridades presentes, especialmente a Sra. Lyla Egydio, esposa do ex-Governador Paulo Egydio, de quem lembra a atuação política. Recorda melhorias feitas em bairro da cidade de Itapira, da qual foi prefeito. Elogia a iniciativa da Deputada Célia Leão. Ressalta a importância do método Braille.
7 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência.
8 -  MARCOS BELIZÁRIO
Secretário Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Município de São Paulo, dá conhecimento de providências tomadas pelo prefeito Gilberto Kassab nas adaptações dos espaços desta Capital. Recorda leis sobre o assunto. Informa a realização de campanha, a partir do mês de julho, no sentido de serem identificadas as necessidades dos portadores de deficiência. Pede que sejam apresentadas sugestões sobre o tema. Informa que existe urna eleitoral para os cegos.
9 -  ANTONIO JOSÉ FERREIRA
Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, fala de sua alegria em participar desta solenidade. Enaltece o trabalho dos pioneiros que lutaram pela causa dos cegos. Cita sua participação em evento realizado no Panamá.
10 -  LINAMARA RIZZO BATTISTELLA
Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que representa o Governador do Estado de São Paulo José Serra, elogia a atuação dos componentes da mesa dos trabalhos. Saúda os homenageados. Enfatiza a necessidade da modernização plena das escolas, para integração das pessoas com deficiência.
11 -  RICARDO SIGOLO
Bibliotecário da Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo, informa que há 35 anos trabalha na biblioteca, que foi criada há 62 anos. Ressalta a importância da inclusão dos deficientes visuais. Dá conhecimento da adoção do nome de Louis Braille, por decreto de 2008. Fala de sua emoção ao ouvir a execução do Hino Nacional. Informa o conteúdo do acervo com o qual trabalha.
12 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Faz homenagens a instituições e personalidades.
13 -  DORINA NOWILL
Presidente Emérita e Vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e Presidente de Honra da Comissão Brasileira e da Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille, ressalta a importância histórica de Louis Braille, cujo método, acrescenta, é insuperável, tendo em conta as novas tecnologias. Recorda a sua atuação como professora para deficientes visuais. Enaltece o significado da atuação do Legislativo, na preservação da democracia. Apresenta sugestões sobre a acessibilidade.
14 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Enaltece a necessidade de se buscar a justiça com a promoção da igualdade. Saúda familiares da Sra. Dorina Nowill. Recorda atividades teatrais das quais participou há 20 anos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp