Resultado: 96 Ocorrências

Data Sessão
Orador Ementa
 
21/10/2024 68a Sessão Solene OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO ILUSTRE SENHOR VICENTE CANDIDO DA SILVA
REIS Comenta a Lei de Cotas. Valoriza a Cultura e políticas sociais. Elogia o homenageado.
 
04/03/2021 23ª Sessão Ordinária
MAJOR MECCA Para comunicação, esclarece que o governador já utiliza a cota de policiais militares disponível para sua segurança e, portanto, não tem direito à base comunitária móvel em sua rua. Afirma que a ação é classificada como desvio de finalidade.
 
05/02/2020 2ª Sessão Ordinária
DOUGLAS GARCIA Critica o PR 37/19, protocolado pela deputada Monica da Bancada Ativista. Lê e discute os artigos do projeto de lei, que discorre sobre cotas para negros entre os servidores desta Casa. Informa que apresentou substitutivos ao projeto. Exibe foto dos deputados da Bancada Ativista, para analisar a representatividade negra no partido. Pede a todos os deputados que votem contrários a este projeto.
 
28/05/2019 50ª Sessão Ordinária
CAMPOS MACHADO Pelo art. 82, considera-se afrodescendente. Lembra a criação do PTB Afrodescendente e lista as realizações do partido em defesa da população negra. Manifesta-se contrariamente às cotas raciais.
 
22/05/2019 46ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Discorre sobre números apresentados em pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Considera que mais de 50% dos estudantes das universidades federais são negros e em sua oriundos de escolas públicas. Considera que estes números devem-se à política de cotas raciais e sociais. Lembra que no dia 30/05 haverá novas manifestações contra o corte de verbas para as universidades federais e contra proposta de Reforma da Previdência.
 
16/04/2019 22ª Sessão Ordinária
CEZAR Faz convite para a exibição do Drama da Paixão , em Santana de Parnaíba. Exibe vídeo sobre o evento. Informa que protocolou emenda ao projeto de concessão do Zoológico de São Paulo para a iniciativa privada. Esclarece que a mesma visa obrigar a concessionária a destinar uma cota semanal de visita das escolas estaduais ao parque. Discorre sobre a demora para a realização de radioterapia para pacientes de oncologia em Bauru. Ressalta que o ex-deputado Pedro Tobias está cobrando das autoridades um aumento do teto nas verbas da Saúde, para que os pacientes tenham direito a este tratamento.
 
28/08/2018 120ª Sessão Ordinária
RAUL MARCELO Informa que os 700 mil moradores de Sorocaba estão unidos em torno da causa que envolve a vida de Thiago Marini Wilfer, que está com leucemia e que precisa de um transplante de medula óssea para sobreviver. Esclarece que a Colsan, Associação Beneficente de Coleta de Sangue, devido a uma portaria publicada, pode realizar apenas 200 coletas de sangue por mês, o que é insuficiente para que a população da cidade possa ajudar o Thiago. Cita cotas de coleta de sangue de várias outras cidades do Estado. Diz ter elaborado um projeto de decreto legislativo para cassar esta resolução, mas em razão da falta de votação de projetos nesta Casa, será difícil aprovar o mesmo. Apela ao governador Márcio França para que mude esta situação e ajude a salvar a vida de Thiago. Exibe reportagem sobre o assunto.
 
16/04/2018 46ª Sessão Ordinária
VITOR SAPIENZA Critica duas entrevistas que ouvira em rádio, ontem, dia 15/04, uma sobre a construção de penitenciárias, e outra a respeito de política de trânsito. Defende, de forma reiterada, investimentos em Educação. Tece considerações positivas a respeito de cotas raciais, em homenagem à proporcionalidade, haja vista a maioria da população brasileira ser composta por negros. Cita o Ceará como ícone no desenvolvimento da Educação, no País.
 
27/09/2017 139ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Parabeniza o deputado Carlos Giannazi pelo convite aos alunos presentes nas galerias. Menciona a realização da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial . Convida todos os cidadãos de São Paulo para discutirem as questões relacionadas à igualdade, justiça e reconhecimento. Diz ser este encontro fundamental para tornar a cidade mais humana e mais cidadã. Cita casos de fraude e falta de ética para burlar as cotas para negros. Diz esperar que providências sejam tomadas. Afirma que as cotas são legítimas e justas. Parabeniza a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania pelo evento. Informa que o PCdoB realizará o 2º Encontro Nacional de combate ao Racismo . Critica o partido por se esquecer de colocar o nome desta deputada na agenda. Discorre sobre o seu histórico político. Ressalta a importância das pessoas, das ações e dos professores. Congratula o PCdoB pelo encontro a ser realizado.
 
05/07/2017 99ª Sessão Ordinária
RAUL MARCELO Para comunicação, parabeniza a USP pela adoção de política de cotas raciais e sociais no processo seletivo.
 
03/07/2017 97ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Discorre sobre cotas nas universidades públicas. Informa que a USP pretende adotar o sistema de cotas para alunos da rede pública até 2020. Diz ser esta a primeira vez que a universidade prevê reserva de vagas de modo geral. Parabeniza a reitoria da USP. Critica a falta de indicação para os pretos, pardos e indígenas e o não apontamento de critérios de renda. Considera um ataque aos direitos do povo a votação da reforma trabalhista em regime de urgência. Esclarece que todos os parlamentares que não ouvem os desejos da população brasileira serão cobrados nas urnas. Afirma que as reformas são necessárias, mas que é preciso saber o que o povo brasileiro e os menos favorecidos querem e precisam.
 
12/06/2017 84ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Parabeniza o deputado Carlos Giannazi por defender a bandeira da Educação. Elenca atitudes preconceituosas e racistas, denunciadas recentemente pela mídia. Discorre sobre o tema. Defende o sistema de cotas para afrodescendentes. Destaca o trabalho realizado pelo deputado Marco Vinholi, em favor de minorias.
 
01/06/2017 77ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Saúda os visitantes. Discorre sobre o aumento no número de cotas étnico-raciais, pela Unicamp. Explica que a decisão visa ampliar a presença de negros e pardos, ou indígenas, para ingresso em cursos de graduação da instituição a partir de 2019. Argumenta que a ampliação de cotas é uma forma de se fazer cumprir o princípio da igualdade, preconizado pela Constituição Federal. Recita trecho de poema de Che Guevara. Parabeniza a deputada Beth Sahão, pela realização de audiência pública com conselheiros tutelares.
 
01/06/2017 77ª Sessão Ordinária
ENIO TATTO Faz coro ao discurso da deputada Leci Brandão acerca do aumento no sistema de cotas étnico-raciais, pela Unicamp, a qual avalia como um reparo histórico. Dá conhecimento e discursa sobre o 12º Abraço da Guarapiranga, que acontecerá no domingo, 4/6. Mostra foto sobre o evento. Cita locais onde haverá programação em defesa da preservação da represa de Guarapiranga.
 
30/05/2017 75ª Sessão Ordinária
RAUL MARCELO Afirma que participara de manifestação, em frente à reitoria da Unicamp, no momento de reunião do Conselho Universitário, nesta manhã. Acrescenta que o órgão deliberaria sobre o orçamento da entidade. Aduz que a população mais pobre é a que financia o ensino superior público, pois os recursos são oriundos de 9,57% da arrecadação do ICMS. Defende a adoção de política de cotas para estudantes afrodescendentes e indígenas, na universidade. Discorre acerca de desigualdades, inclusive salarias, entre gêneros e raças. Assevera que o FMI afirmara que não deve ocorrer ganho de produtividade com a reforma trabalhista, em virtude da baixa demanda por produtos. Clama por investimentos em Educação, a favor da tecnologia e da inovação.
 
23/05/2017 70ª Sessão Ordinária
RAUL MARCELO Pelo art. 82, saúda os servidores da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Pontua a necessidade de apoio aos pleitos salariais dos trabalhadores das universidades públicas paulistas e do Centro Paula Souza. Considera positiva a adoção de cotas raciais pela Unesp. Anuncia a possibilidade de breve acolhimento dessa política pela USP e pela Unicamp. Lamenta o posicionamento do jornal Folha de S. Paulo em relação ao presidente Michel Temer. Pontua que, a seu ver, o periódico perdeu sua autonomia. Considera que o PMDB tem, segundo ele, uma história de apoio a representantes de outros partidos, em troca de favores políticos. Frisa o envolvimento de Eduardo Cunha em recorrentes escândalos de corrupção, há décadas. Tece críticas ao governo do presidente Michel Temer. Defende a realização de eleições diretas no Brasil.
 
08/05/2017 19a Sessão Solene COMEMORAÇÃO DO DIA DO POLICIAL MILITAR FEMININO
ALDA MARCO ANTÔNIO Coordenadora do PSD Mulher, saúda os presentes. Parabeniza as homenageadas. Mostra-se honrada e orgulhosa por participar da solenidade. Afirmou que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é democrática. Lembrou o pioneirismo feminino na instituição. Clama por maior participação de mulheres na Política e nas grandes corporações. Informa que na América Latina somente o Haiti tem menos representantes femininas nos parlamentos, em comparação ao Brasil. Agradece o empenho do deputado Coronel Camilo a favor da igualdade de gênero na Polícia Militar. Manifesta-se a favor da criação de cota de representatividade feminina na Política. Estabelece relação entre a presença de policiais em mandatos políticos e a qualidade na representação popular.
 
24/03/2017 12a Sessão Solene OUTORGA DA MEDALHA THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
LUIZA TRAJANO Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, saúda os presentes. Manifesta-se grata pela homenagem recebida. Afirma que em todas as 800 unidades do Magazine Luiza, nas segundas-feiras, é cantado o Hino Nacional. Enaltece o grupo Mulheres do Brasil, desejoso de ser o maior grupo político do País. Defende a aprovação de cota para mulheres em conselhos. Defendeu a igualdade racial.
 
15/02/2017 10ª Sessão Ordinária
LUIZ CARLOS GONDIM Parabeniza o discurso do deputado Welson Gasparini. Lembra seu pronunciamento de ontem, a respeito do Fies. Cita a queda de 740 mil para 150 mil estudantes no programa. Critica o governo federal pelo corte de estudantes e também pela redução da cota de 7400 reais por estudante para cinco mil reais. Ressalta que um país sem investimento em Educação não cresce. Apela ao governo federal para que aumente o número de jovens beneficiados pelo Fies. Sugere que busquem alternativas em outros bancos para financiarem este projeto. Saúda os vereadores de Santa Isabel, presentes no plenário.
 
25/06/2015 67ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Declara apoio do PCdoB no que tange à prorrogação de lei que destina recursos para entidades filantrópicas. Agradece aos que participaram da sessão solene para Entrega da Medalha Theodosina Ribeiro , ocorrida em 19/6. Lê e comenta abaixo-assinado que denuncia a perseguição sofrida por defensores de cotas raciais e de universidade pública. Tece críticas à reitoria da USP, a quem chama de atrasada, diante de posicionamento racista.
 
19/03/2015 4ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Afirma que a diversidade de posições representadas nesta nova Legislatura é saudável para a democracia. Apoia o emprego de cotas para afrodescendentes em universidades e cargos públicos. Tece críticas ao projeto de lei que cria o Estatuto da Família, em tramitação no Congresso Nacional.
 
30/05/2014 25a Sessão Solene REALIZAR A ENTREGA DO IX PRÊMIO ÁFRICA BRASIL 2014 "COPA DO MUNDO 2014"
CARLOS GIANNAZI Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Luiz Carlos Gondim, com a finalidade de Realizar a entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014' . Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, os hinos da União Africana, da África do Sul e o Nacional Brasileiro. Defende que a história da África e afro-brasileira esteja presente nos currículos escolares da rede pública de ensino. Considera que o Brasil é o segundo país do mundo em termos de população negra, ficando atrás apenas da Nigéria. Lamenta que o racismo persista no Brasil. Cita o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes sobre a inclusão da população afro-brasileiro na vida econômica e política de nosso País. Defende políticas afirmativas, como cotas, a fim de redimir a dívida que o Brasil possui com a população afrodescendente. Lembra os 50 anos do golpe militar no Brasil. Cita trecho da música Milagres do Povo , de Caetano Veloso. Anuncia a exibição de vídeo institucional.
 
21/05/2014 69ª Sessão Ordinária
LECI BRANDÃO Destaca a aprovação de projeto que destina cota de 20% para negros, em concursos públicos federais. Faz comparação entre a representatividade negra no Brasil, na ordem de 51%, e os 30% de negros que atuam como servidores públicos. Critica juiz que teria feito discriminação à umbanda e ao candomblé.
 
09/12/2013 188ª Sessão Ordinária
LUIZ CLAUDIO MARCOLINO Saúda a cidade de Jandira pelo seu aniversário de 50 anos. Discorre sobre obras de mobilidade que já deveriam ter sido feitas pelo governo estadual na região. Critica o governador por encaminhar a esta Casa, sem discussões adequadas, projeto de lei que institui o sistema de cotas raciais para concursos públicos no estado de São Paulo.
 
17/10/2013 155ª Sessão Ordinária
ED THOMAS Lamenta a demissão de funcionários da TV Alesp. Repudia a situação de desemprego. Saúda os jovens presentes e faz breve resumo do escopo de trabalhos da Casa. Parabeniza os deputados presentes, que são médicos por profissão. Agradece a presidente Dilma Rousseff pela sanção da Lei 12.868, de 15 de outubro, que beneficia entidades sem fins lucrativos, através da isenção previdenciária da cota patronal.
 
02/08/2013 101ª Sessão Ordinária
CARLOS GIANNAZI Lamenta e repudia que o projeto de lei, conhecido como estatuto da juventude, tenha sido aprovado no congresso nacional. Considera que a proposta é contrária às reivindicações nacionais de políticas públicas para os jovens brasileiros. Manifesta expectativa de que a presidente Dilma Rousseff vete o projeto, sobretudo no que tange à redução de 60% na cota de ingressos de meia entrada em espetáculos artísticos e culturais para os jovens. Lamenta o apoio da UNE ao projeto. Adiciona que a entidade perdeu a representatividade e a credibilidade. Cita outro projeto de mesmo diapasão, que estabelece cotas para outros segmentos da sociedade.
 
23/05/2013 72ª Sessão Ordinária
ALENCAR SANTANA BRAGA Agradece assinaturas à PEC estadual que visa assegurar ao jovem os mesmos direitos sociais e oportunidades oferecidas às crianças, ao idoso e aos portadores de deficiência. Defende que a juventude, especialmente na periferia, tenha espaço de convívio, para o lazer e a prática de esportes. Pede a expansão do ensino superior no estado de São Paulo. Manifesta-se favoravelmente à política de cotas para o ingresso à universidade pública. Considera que o PSDB no Governo do Estado não tem políticas sociais suficientes para a juventude, mas apenas medidas punitivas.
 
13/03/2013 25ª Sessão Ordinária
TELMA DE SOUZA Para comunicação, convida para debate, hoje, nesta Casa, sobre o programa de cotas para universidades públicas. Endossa pedido do Vereador Conrado Carrasco, do PT de Itanhaém, que pede a instalação de unidade de Unifesp na cidade e justifica. Informa a presença do vereador no evento citado.
 
07/03/2013 21ª Sessão Ordinária
ANA PERUGINI Cita evento do Laboratório EMS, de Hortolândia, o maior de genéricos do Brasil, que investiu 150 milhões em processo de modernização. Elogia a empresa, a primeira a patentear remédios genéricos de combate ao câncer. Adianta manifesto sobre o Dia Internacional da Mulher, que transcorre em 08/03. Destaca avanços no Estado Mato Grosso, pioneiro na vacina do HPV. Reflete sobre as cota de 30% das mulheres no processo eleitoral. Lembra a assunção de Dilma Rousseff à Presidência da República. Justifica a necessidade de mudança cultural no compartilhamento das atividades domésticas por homens e mulheres. Elogia o Prefeito Fernando Haddad, por iniciativas voltadas para as mulheres.
 
05/03/2013 19ª Sessão Ordinária
ADRIANO DIOGO Destaca a realização de audiência pública, dia 13/3, nesta Casa, com reitores de universidades públicas estaduais, para discutir políticas de cotas raciais. Defende estudantes da USP, que estão sendo criminalizados por formação de quadrilha. Comenta trabalho realizado pela Comissão da Verdade, para apurar morte ou desaparecimento de 154 brasileiros, na época da ditadura. Lembra o golpe militar. Fala sobre visita de blogueira cubana a São Paulo, oportunidade em que o Governador a teria levado para conhecer o Memorial da Resistência. Tece críticas ao reitor da USP, João Grandino Rodas.
 
10/12/2012 83a Sessão Solene ENTREGA DO "16º PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS"
SIMÃO PEDRO Deputado Estadual, cumprimenta o Deputado Adriano Diogo e todas as autoridades presentes. Discorre sobre a luta de Frei Davi pela aprovação das cotas para os negros nas universidades. Menciona o trabalho realizado para sensibilizar os reitores das universidades e assim, dar oportunidades aos jovens nas universidades públicas. Ressalta que, em São Paulo, a resistência da elite paulista, que dirige as universidades, é grande. Considera importante a sanção das cotas para as universidades federais pela Presidente Dilma Rousseff. Cita a necessidade de aprovação do Projeto de lei nº 530, de 2004, se as próprias universidades não tomarem iniciativa. Homenageia Frei Davi e sua equipe. Informa que a Educafro é uma rede espalhada pela periferia, e que esta é uma homenagem ao povo brasileiro e ao povo negro. Parabeniza a Educafro e todas as personalidades homenageadas.
 
10/12/2012 83a Sessão Solene ENTREGA DO "16º PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS"
DOUGLAS BELCHIOR Afirma que este Legislativo cumpre uma tarefa nobre. Reconhece o trabalho dos Parlamentares Adriano Diogo, Simão Pedro e Leci Brandão. Afirma que esta Casa não representa as necessidades do povo. Solicita postura mais audaciosa dos Parlamentares que defendem os movimentos sociais. Menciona a política de cotas, que considerou racista. Informa que organizou manifestação para repudiar a proposta do Governador do Estado, para a qual pediu adesão. Convida os presentes para o lançamento do manifesto, na próxima quarta-feira, às 18 horas, no Largo São Francisco. Solicita empenho dos Parlamentares deste Parlamento contra o genocídio da juventude negra. Fala sobre o manifesto da Frente Pró-cotas e a defesa do PL 530/04.
 
05/12/2012 171ª Sessão Ordinária
LUIZ CLAUDIO MARCOLINO Informa que defensores das cotas para universidades públicas estiveram reunidos com o Governador Geraldo Alckmin, que pretende implementar o sistema só a partir de 2016. Cita debates, audiências públicas e dois projetos de lei sobre o tema, que tramitam nesta Casa. Destaca projeto que pleiteia a adoção das cotas para Fatecs e Etecs, bem como para alunos oriundos de escolas públicas. Acrescenta que o STF reconheceu a justeza da iniciativa. Pede a deliberação de ambas as matérias.
 
05/12/2012 171ª Sessão Ordinária
ADRIANO DIOGO Critica a postura do Governo Estadual na condução da questão da Segurança Pública. Cita convite feito ao Ministro da Justiça para que compareça a solenidade de entrega do Prêmio Santo Dias, nesta Casa. Reprova a demora do Governo Estadual em implantar políticas de cotas sociais e raciais nas Universidades Paulistas. Pede que o Secretário Estadual de Segurança Pública compareça a esta Casa para prestar esclarecimentos sobre o problema da violência no Estado.
 
28/11/2012 166ª Sessão Ordinária
SIMÃO PEDRO Comenta notícia sobre a implantação do sistema de cotas sociais e raciais nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Elogia a atuação do Governo Federal a respeito da questão. Pede que as instituições educacionais públicas do Estado apresentem projeto mais abrangente a respeito das cotas.
 
21/11/2012 161ª Sessão Ordinária
LUIZ CLAUDIO MARCOLINO Recorda a passagem, em 20/11, do Dia da Consciência Negra. Cita atos e manifestações sobre o evento, que ocorreram em todo o País. Comenta programas de cotas para universidades públicas federais. Cita projeto, de sua lavra, para a implantação do programa de cotas nas universidades públicas paulistas. Acrescenta que a matéria acatou sugestões de entidades afrodescendentes e indígenas. Discorre sobre decisão jurídica sobre a defesa das cotas. Apela à sensibilidade do Governador e deste Legislativo para que o projeto seja deliberado.
 
21/11/2012 161ª Sessão Ordinária
LUIZ CARLOS GONDIM Pelo art. 82, menciona as crianças da Fundação Casa, que ao completarem 18 anos devem sair. Ressalta a falta de projeto para acompanhamento destas crianças durante os anos seguintes. Cita a necessidade de programas para ajudar os adolescentes a conseguir empregos depois da saída da fundação. Informa proposta de criação de cotas para crianças que vivem em abrigos em cursos técnicos, para que tenham uma profissão ao completarem 18 anos. Destaca a criação de novos marginais nas ruas, se não forem implementados estes programas. Parabeniza o SBT pela matéria exibida sobre o tema. Pede a esta Casa atenção especial aos projetos relacionados a esta causa.
 
30/08/2012 111ª Sessão Ordinária
LUIZ CLAUDIO MARCOLINO Parabeniza a Presidente Dilma Rousseff pelo projeto, sancionado ontem, que aprova as cotas nas universidades federais. Menciona que, durante o Governo Lula, foram reestruturadas e criadas diversas universidades federais. Ressalta o acesso a universidade pelos alunos de escolas públicas. Lembra debate, ocorrido no STF, que considerou a cota constitucional. Afirma que o Estado de São Paulo está atrasado, por falta de políticas públicas. Cita os Projetos de lei nºs 530, de 2007, e 312, de 2012, sobre as cotas para as universidades estaduais, que tramitam nesta Casa. Destaca o prazo das cotas, garantidas pelo período de dez anos. Informa que os alunos da USP, Unicamp e Unesp, são, em sua maioria, formados em escolas particulares.
 
30/08/2012 111ª Sessão Ordinária
CARLOS GIANNAZI Concorda com o pronunciamento do Deputado Luiz Claudio Marcolino. Considera a lei das cotas fundamental para a valorização da escola pública. Menciona que a SPPrev não está considerando para o tempo de efetivo exercício, as licenças médicas dos professores, perdendo, assim, tempo de aposentadoria. Cita que foram enviados pedidos de aposentadoria para o órgão e os processos foram negados e enviados de volta para revisão. Exige que o Governo interprete corretamente a legislação federal. Cita a criação da categoria O dos professores pela Lei 1093. Afirma que as políticas do Governo Estadual são fundamentadas e organizadas para prejudicar os servidores.
 
20/08/2012 48a Sessão Solene HOMENAGEM À "AVAPE - ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PELA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 30 ANOS DE SERVIÇOS"
SYLVIA CURY Presidente da Avape, que representava o Sr. Marcos Gonçalves, Presidente da Fenavape (Federação Nacional das Avapes). Cumprimenta os integrantes da Mesa, bem como a equipe da Avape. Recorda os 30 anos de luta, empenho e esforço da entidade. Agradece as parcerias e colaborações. Informa que a entidade, ao longo do tempo, promoveu a inclusão de cerca de quatro milhões de pessoas, com atendimento de qualidade, seguindo metodologia internacional. Lembra a visão assistencialista do passado. Informa que a causa tem, hoje, representatividade em todas as esferas da sociedade, mas que, apesar de tudo, persiste a discriminação e o preconceito. Cita a criação de legislação específica, aliada à necessidade de escolas e de conscientização. Comenta a lei de cotas para deficientes físicos. Agradece aos mais de 4.100 colaboradores e parceiros, no caminho para uma sociedade mais justa.
 
30/05/2012 70ª Sessão Ordinária
LUIZ CLAUDIO MARCOLINO Pelo art. 82, aborda o assunto da política de cotas raciais para ingresso em universidades públicas. Lembra diversos projetos em tramitação nesta Casa que tratam do assunto. Cita projeto de lei, de sua autoria, que abrange a questão de cotas raciais e também sociais, com inclusão de alunos oriundos de escolas públicas. Comenta que o projeto prevê a revisão da política em 10 anos para reavaliação. Lembra que o Supremo Tribunal Federal recentemente considerou o sistema de cotas constitucional.
 
14/05/2012 58ª Sessão Ordinária
LUIZ CLAUDIO MARCOLINO Lembra a comemoração da sanção da Lei Áurea, ocorrida em 13 de maio. Discorre sobre situação dos afrodescendentes no Brasil atual. Cita projeto de lei, de sua autoria, que trata do acesso da população negra e indígena às universidades públicas e as faculdades de tecnologia deste Estado. Explica que a citada matéria institui sistema de cotas raciais, nestas instituições, por um período inicial de dez anos.
 
08/03/2012 20ª Sessão Ordinária
GERSON BITTENCOURT Pelo art. 82, associa-se às manifestações em favor do Dia Internacional da Mulher . Destaca o papel da mulher na família e na sociedade, na busca por igualdade, especialmente a profissional. Cita propósitos do PT nesse contexto, para participação efetiva das mulheres na política. Lembra a proposta de cota afirmativa de 30% para as mulheres da sigla. Recorda a eleição da Presidente Dilma Rousseff. Cita declaração sobre a efeméride.
 
04/08/2011 77ª Sessão Ordinária
MARCOS MARTINS Comunica que a Comissão de Saúde votou diversos projetos na semana passada. Dá conhecimento do lançamento de livro produzido pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Cidade de Osasco e região que comemora os vinte anos da cota de deficientes físicos no mercado de trabalho. Informa que recebeu convite do Prefeito Emídio de Souza para a inauguração do Centro de Educação Unificada José Saramago, no Jardim Santo Antonio. Parabeniza a região de Osasco por seu avanço e suas políticas de inclusão.
 
18/08/2010 95ª Sessão Ordinária
CARLOS GIANNAZI Recorda os problemas enfrentados pela TV Cultura e pelos funcionários em greve do Judiciário. Apresenta matéria do jornal Folha de S. Paulo denunciando as más condições em que se encontram as quadras de determinadas unidades escolares. Comunica que, hoje, o reitor da USP extinguiu o sistema de cotas que privilegiava alunos provenientes de escolas públicas.
 
11/05/2010 57ª Sessão Ordinária
MARCOS MARTINS Comenta projeto que garante, aos portadores de visão monocular, o direito à concorrência em concursos públicos e a cotas de trabalho. Lê a súmula da Advocacia Geral da União referentes aos direitos de portadores de deficiência. Comenta necessidade de financiamento para troca de caixas d'águas, telhas e tubulações após a proibição do uso do amianto. Dá ciência de abaixo assinado da Abrea que reivindica a criação de Centro de Oncologia na Região Oeste.
 
25/03/2010 29ª Sessão Ordinária
CÁSSIO NAVARRO Relata sua participação em reunião de hoje, com nove prefeitos da Baixada Santista, para tratar de problemas de Saúde na região. Comenta a remoção de moradores dos bairros-cota de Cubatão para conjuntos habitacionais. Solicita a construção de viaduto para facilitar o acesso a pronto-socorro de Praia Grande.
 
12/03/2010 20ª Sessão Ordinária
CÁSSIO NAVARRO Elogia a administração de José Serra pela remoção de moradores de áreas de risco dos bairros-cota da Serra do Mar para cidades da Baixada Santista. Elogia o programa de saneamento básico Onda Limpa , a construção de emissário e obras para tratamento de esgoto na região.
 
08/03/2010 16ª Sessão Ordinária
SIMÃO PEDRO Discorre sobre o Dia Internacional da Mulher. Elogia as entidades que lutam por uma sociedade mais igualitária e contra a violência doméstica. Relata sua participação na Marcha das Mulheres, que terminou hoje, nesta Capital. Pede mais espaço para as mulheres no contexto político. Defende cotas de representação feminina. Enaltece a atuação das mulheres nos movimentos sociais.
 
04/03/2010 15ª Sessão Ordinária
ROBERTO FELÍCIO Pelo art. 82, pondera que pedidos de licença médica indevidos não podem invalidar os procedimentos regulares. Fala de recurso do DEM sobre as cotas universitárias, que deve ser julgado pelo STF. Questiona os argumentos do Senador Demóstenes Torres. Lembra que alunos cotistas tiveram desempenho acima da média, conforme reitora do Mato Grosso do Sul.
 
Página 1 de 2



alesp