Orquestra de Câmara da Unesp mostra música do século XX

(com fotos)
11/06/2002 14:57

Compartilhar:

Viagem pela música do século XX<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Or11jun02C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maestro Jorge Salim rege a Orquestra de Câmara da Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Or11jun02A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O concerto mostrou um panorama da história musical desde o período barroco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Or11jun02B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Suíça, Inglaterra, Hungria e Brasil. Esse foi o itinerário seguido na curta - uma hora - viagem pela música do século XX feita pela Orquestra de Câmara da Unesp, sob a regência do maestro Jorge Salim, no quarto concerto da série que mostrou um panorama da história musical desde o período barroco. O concerto bem-temperado, que privilegiou a tonalidade, mostrou a precisão do suíço Harald Genzmer na Sinfonietta, a vivacidade da Sinfonia Simples do inglês Benjamin Britten - sobretudo no segundo movimento, totalmente executado em pizzicatto -, a quase rudeza das Danças Folclóricas Romenas compostas pelo húngaro Bela Bartók e o nacionalismo que toca o figurativo na suíte Petrópolis da Minha Infância, de César Guerra-Peixe.

A Orquestra de Câmara da Unesp volta a apresentar-se no Hall Monumental da Assembléia Legislativa no dia 13 de agosto, com o programa Retratos da Música Moderna. "Vamos mostrar linguagens complementares contemporâneas", adiantou o maestro Carlos Kaminski, diretor artístico da orquestra. Serão executadas obras de Respighi, Hindemith, Schoenberg, Barber e Camargo Guarnieri, sob a regência de Abel Rocha e com a participação da soprano Marta Herr.

alesp