Associação defende portadores de visão monocular


11/03/2009 17:33

Compartilhar:

Marcos Martins e Carlinhos Almeida (centro) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/MARCOSMARTINSMONOCULAR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Martins (PT) recebeu, em 5/3, a visita de representantes da Associação Brasileira dos Deficientes Portadores de Visão Monocular, pessoas que só podem enxergar com um dos olhos. O encontro aconteceu na Assembleia e teve participação de membros da associação, como João Luis Gomes Libório, Bruno Augusto Moura Souza e José Roberto, além do deputado Carlinhos Almeida (PT), relator do projeto de lei, de autoria de Marcos Martins, que visa enquadrar os portadores da visão monocular nas normas legais brasileiras que descrevem os quadros de deficiência.

É comprovado o fato de que a visão monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva para diversas atividades, principalmente as profissionais. Representantes da associação cumprimentaram o parlamentar pela iniciativa e sensibilidade na criação do projeto de lei.

De acordo com os representantes da associação, de 30% a 40% dos portadores de visão monocular têm suas atividades laborais prejudicadas. A discriminação por parte de empresas é outro desafio a ser vencido pelos deficientes.

O projeto de lei de Marcos Martins, que aguarda aprovação na Assembleia, é baseado em lei aprovada no Espírito Santo, em 2007. Recentemente, foi aprovada lei semelhante em Goiás. "O projeto do deputado reforça muito a luta pela inclusão dos deficientes monoculares, já que São Paulo, pela sua dimensão, será modelo para outros Estados", ressaltou José Roberto.



mmartins@al.sp.gov.br

alesp