Informações sobre acidente no aterro São João


13/09/2007 20:09

Compartilhar:


Conforme anunciou da tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado Donisete Braga (PT) enviou nesta quinta-feira, 13/9, Requerimento de Informações ao secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, e ao presidente da Cetesb, Fernando Rei, sobre o deslizamento ocorrido no aterro sanitário São João, na Zona Leste da Capital. Em 13/8, 25 toneladas de lixo e terra deslizaram, rompendo a tubulação de gás metano que espalhou forte mau cheiro no raio de 10 quilômetros.

O mau cheiro atingiu milhares de pessoas do Jardim Iguatemi, onde o aterro está localizado, e de bairros do município vizinho de Mauá, como Zaíra, o maior da cidade, com 60 mil habitantes, Jardim Feital, Vila Guarani, Jardim Santista e Jardim Luzitano. Donisete, 1º secretário da Assembléia Legislativa, constatou pessoalmente o drama dos moradores em duas visitas aos bairros no entorno do aterro, nos dias 11 e 12 deste mês.

Entre os esclarecimentos solicitados estão: quais as providências adotadas após o acidente, se penalidades foram aplicadas e se havia fiscalização e monitoramento. Em caso positivo para este último questionamento, o deputado indaga quando foi realizada a última diligência antes do acidente e qual a conclusão a que se chegou.

Pergunta também se a capacidade do aterro está exaurida, conforme noticiou a imprensa e informam os moradores da região, se há previsão de desativação e qual a posição do Conselho Estadual Meio Ambiente (Consema) sobre a possibilidade de ampliar o local para receber mais lixo. Questiona ainda o destino dos resíduos sólidos após o término da vida útil do aterro e se há previsão da criação de outro aterro na cidade de São Paulo.

dpbraga@al.sp.gov.br

Notícias mais lidas

alesp