Fiel a suas origens baianas, Jurandi Assis impõe à natureza a totalidade de seu caráter expressionista

Emanuel von Lauenstein Massarani
29/06/2004 14:00

Compartilhar:

Jurandi Assis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Jurandi Assis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mulheres com feixes de lenha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/JURANDI Mulheres cana.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fidelidade aos sentimentos, a religiosidade que sustenta o seu mundo, a dignidade que o distingue, são pontos fundamentais para a arte de Jurandi Assis, cuja vida é sua mestra indiscutível.

Trata-se de um artista que não consegue se impedir de mesclar o sonho à realidade, a ilusão à verdade, de confundir o material e o imaterial, de procurar sob as aparências corporais as faculdades morais, intelectuais e sentimentais de que o espírito humano é composto, de descobrir as misteriosas relações que se estabelecem entre os seres e as coisas.

Entre os dons pessoais desse artista baiano, devemos destacar a cor ensolarada de suas paisagens e de suas cenas campestres, e, sobretudo, a qualidade dos rostos de seus personagens e dos grupos humanos que ele faz viver com uma particular intensidade de expressão.

Em suas paisagens de cores brilhantes e sóbrias encontramos o significado de um verdadeiro e caloroso temperamento. Através de uma grande densidade de tons, elas emanam sol e vida onde o artista consegue alcançar a verdadeira arte, aquela que enternece o coração ao mesmo tempo em que os olhos.

O mundo pictórico.desse artista, reflete com fidelidade os sentimentos de um homem que não se afasta da realidade, nem a deforma propositadamente. Contemplando afetivamente a realidade, ele a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando sua alma poética e seu significado cósmico.

Serenidade, alegria e angústia são sentimentos que Jurandi Assis descreve em seus quadros, cujo conteúdo representa mais que um longo discurso. Possuindo uma técnica segura, é um pintor profundamente humano e suas obras nos envolvem de um sentimento enternecedor e emocionante.

Em "Mulheres com feixes de lenha", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, o artista retrata com luminosidade uma cena característica de sua Bahia natal. Expressionista de traço firme, de colorido temperado ao rigor do seu desenho, Jurandi Assis demonstra ser um pintor que impõe à natureza a totalidade de seu caráter.

O Artista

Jurandi Assis nasceu em 1939 em Santa Maria da Vitória, no Interior da Bahia. Ainda criança inicia-se nas artes com desenhos originais enfocando a gente, os costumes e o folclore da sua terra. Aos 17 anos transfere-se para São Paulo, onde aprimora sua técnica e amplia seus conhecimentos. Em 1994 dedicou-se a analisar sua produção anterior e estudar a nova tendência cultural brasileira.

Entre as inúmeras exposições que participou, destacam-se: Espaço Cultural União Cultural Brasil-Estados Unidos, SP (1974), 22º Salão de Belas Artes de Florianópolis, SC (1979), Salão Nacional de Artes do Rio de Janeiro, RJ (1980), Galeria Minimal, SP (1983), XVII, XVIII, XIX, XX, XXI Exposição de Arte Contemporânea Chapel Art Show (1984, 1985, 1986, 1987, 1988), Espaço de Arte Christian Gray, SP (1985), Casa Grande Galeria de Arte (1987), Atelier Olívia Cook (1987), Rafael Escritório de Artes, SP (1981 e 1982), Escola Graduada de São Paulo (1982), Espaço Cultural do Deutsch-Sudamerikanische Bank (1983), Galeria Bric a Brac, SP (1995, 1996, 1997,1998 e 1999).

Catalogado no dicionário Artes Plásticas Brasil - Júlio Louzada (volumes 2 a 9),

suas obras encontram-se em acervos particulares do Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa e em diversos acervos oficiais, notadamente na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp