Na busca da verdade, Graziella Belfiore enfoca a amargura e a dor do ser humano

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
17/04/2007 15:09

Compartilhar:

G. Belfiore, pseudônimo artístico de Graziella Belfiore<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/graziela belfiore Corte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> L"urlo del Silenzio, (O Grito do Silêncio)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Graziella obra corte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A inquietação é a nota dominante que sobressai da produção artística de Graziella Belfiore, uma pintora que nos parece atormentada por um forte desejo de busca da verdade, antes de tudo, em si mesma e na realidade que a circunda.

A artista italiana compõe, através de sua obra, uma historia ou, se desejarmos, uma confissão, pois seus temas revelam fatos e inclinações para retratar a amargura e a dor da humanidade. Por intermédio desse fato tão sensível, sua obra estabelece com o observador um elo imediato, envolvendo-o e transmitindo-lhe o fascínio de uma magia indefinível.

A pintura de Graziella Belfiore condensa uma visão patética, através de traços de uma história de seres que lutam por um ideal que ainda não alcançaram, onde aflora uma secreta e subterrânea luta e resistência. Mesmo num espaço delimitado às exigências e às paixões, ao amor e ao sonho, é evidente a vontade da artista de libertar o homem de sua prisão ou de sua autocondenação.

Na obra L"urlo del Silenzio (O Grito do Silêncio), doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Graziella Belfiore se liberou do convencionalismo acadêmico. Embora mantendo-se figurativa, a artista cria personagens que nos parecem estáticos e assustados. A obra lhe consente, entretanto, equilibrar plasticidade e ritmo, síntese de conteúdos metafísicos e harmonia da cor.

A artista

Graziella Belfiore nasceu em Roma, Itália, em 1966. Inicialmente autodidata, realizou estudos artísticos no Instituto Estadual de Arte de Pomezia (1986), onde há alguns anos instalou seu ateliê.

Desde 2000, se dedica profissionalmente à pintura. Atualmente freqüenta o primeiro ano do curso de técnica de pintura a óleo do professor Antonio De Waure, em Aprilia, Itália.

Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Associação dos Colonos de Pomezia, no Centro Cultural Spiga d"Oro, Pomezia, Itália (2002); Mostra dos Cem Presépios, na Sala del Bramante, Piazza del Popolo, Roma, Itália (2003 e 2004); Una Fiaba per un Bambino, mostra beneficente, Roma, Itália (2005); Associação de Arte Mediterrânea, Sala Manzù, Aprilia, Cisterna, Itália; "A Arte nos Presépios", Centro Cultural da Sala Manzù, Aprilia, Itália; e Sala Manzù, Aprilia, Itália (2006).

Possui obras em diversas coleções particulares na Itália e no Brasil, bem como no acervo oficial do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp