Medalha 25 de Janeiro é entregue em São Paulo


25/01/2010 14:29

Compartilhar:

Gilberto Kassab, José Serra, Lula e José Alencar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/25c.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como parte das comemorações dos 456 de fundação da cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab entregou a Medalha 25 de Janeiro ao governador José Serra e ao presidente Luis Inácio Lula da Silva na manhã desta segunda-feira, 25/1, na prefeitura de São Paulo.Criada em dezembro de 2009, a medalha é entregue como reconhecimento de serviços de cidadãos voltados para o bem comum na cidade de São Paulo. No evento, a Assembleia Legislativa foi representada por seu presidente, deputado Barros Munhoz.

Após lembrar as origens da cidade e suas características cosmopolitas, o prefeito Kassab disse que "a medalha representa todos os que participaram da construção da cidade". Dessa forma, a escolha de Serra e Lula foi também o reconhecimento das origens da maioria dos moradores de São Paulo: o governador representou os imigrantes e o presidente aqueles migrantes nordestinos que ajudarm a construir a cidade como ela é a partir de meados do século passado. Kassab destacou ainda que a medalha "é também uma homenagem aos que promovem o bem-estar da cidade como os servidores, que a mantêm com seu trabalho".

O governador José Serra, que também voltou às origens de São Paulo e traçou seu percurso até chegar à condição de 6ª maior cidade do mundo, considerou uma "honra imensa" receber a homenagem que "sintetiza a trajetória de São Paulo". Serra afirmou ainda que "para ser paulistano é preciso trabalhar e morar em São Paulo" e que "esta medalha pertence ao povo".

O vice-presidente José Alencar sublinhou a posição de São Paulo na federação e fez uma referência à cidade como sendo "um dos centros médicos mais avançados do mundo".

O presidente Lula declarou que receber aquela medalha o deixava muito feliz. "Vejo nesta homenagem o reconhecimento dos novos tempos que vivemos no país. Poucas cidades do mundo oferecem o que São Paulo oferece", ressaltou.

O presidente lembrou, entretanto, que desde sua chegada a São Paulo, na década de 1950, as enchentes assolam a cidade. Ele disse ser necessário dar "um presente para a cidade", que seria uma solução definitiva para as enchentes, além de alternativas para problemas como saúde, transportes e segurança. Ele crê que a solução deve vir de um trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, vê com muito entusiasmo o fato de que a escolha dos homenageados reflete o apartidarismo. Expressou "alegria e felicidade em ver o congraçamento entre três partidos políticos diferentes", o que simboliza um marco para a construção de uma cidade melhor. Referiu-se também aos nordestinos e aos imigrantes que construíram "uma cidade cosmopolita, que ainda precisa de recursos para melhorar".

Também participaram da cerimônia de entrega das medalhas os deputados Estevam Galvão (DEM), José Zico Prado, Adriano Diogo e Vicente Cândido (todos do PT) e Antonio Salim Curiati (PP).

alesp