Moradores da avenida Presidente Wilson buscam apoio parlamentar



Compareceram à reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais desta quarta-feira, 29/6, moradores da avenida Presidente Wilson, altura do número 2.100, para pleitearem intermediação dos deputados junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que move ação de reintegração de posse contra cerca de 400 famílias. A medida judicial deve ser cumprida no início de julho.
Segundo o presidente da comissão, Adriano Diogo (PT), os moradores alegam que havia tratativas com a CDHU para liberação de cartas de crédito, mas mudanças na gestão daquela companhia alteraram essa negociação. O parlamentar sugeriu que os deputados conversassem com os moradores e ponderassem sobre uma visita àquela comunidade.
Por acordo entre as lideranças partidárias na Assembleia, as convocações aprovadas na última reunião da comissão, dos delegados Eduardo Henrique Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves, envolvidos no episódio de revista forçada e desnudamento de uma escrivã num distrito policial, foram transformadas em convite.
A situação do posto do Instituto Médico Legal de Arthur Alvim, único da zona leste da capital, foi um dos temas trazidos pelo deputado Marco Aurélio (PT). Pelo requerimento apresentado, a Secretaria de Segurança Pública deve responder sobre o quadro de funcionários; quantidade de veículos para a prestação de serviços, quais equipamentos esses veículos possuem; o tempo médio de resgate e liberação dos corpos. Os deputados José Candido (PT) e Rafael Silva (PDT) apoiaram a iniciativa. Rita Passos (PV) pediu vistas desse requerimento, que deverá ser votado somente após o recesso de julho.
A deputada ponderou também acerca de outro requerimento de Marco Aurélio, que pede esclarecimentos à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da capital sobre a situação dos moradores de rua frente ao frio que faz em São Paulo. Rita entende que o debate na Assembleia deve se estender a todos os municípios e não somente à população paulistana. Não obstante, o requerimento foi aprovado por unanimidade. Ela sugeriu, ainda, que a comissão fizesse campanha de arrecadação de roupas e cobertores. Nos itens da pauta, foram aprovados, dentre outros, os pareceres aos projetos de lei 958/2009, que prevê apresentação de plano habitacional às famílias cujas residências serão removidas para a construção da Via Parque e do Parque Linear da Várzea do Tietê; e 403/2010, de Jorge Caruso (PMDB), que dá prioridade de atendimento nos programas habitacionais desenvolvidos pelo Poder Executivo.
Gilmaci Santos (PRB) pediu vistas do PL 508/2007, de Carlos Giannazi (PSOL) que autoriza a criação de coordenadoria estadual em defesa dos direitos da comunidade LGBTT. Já o deputado Carlos Bezerra (PSDB) teve vistas dos PLs 739/2011, de André Soares (DEM), que versa sobre o Procon; e 791/2010, de Vinícius Camarinha (PSB), que busca assegurar, ao portador de necessidades especiais, matrícula em escola estadual mais próxima da sua residência. Sobre o requerimento apresentado por Carlos Bezerra, que solicita sua indicação ao Condepe, foi conferido vistas ao deputado Marco Aurélio. (jm)
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações