Rosae Novichenko projeta suas emoções no quadro de uma nova pop-art



As obras de Rosae Novichenko não nasceram de alquimias culturais; não são, portanto, o resultado de enxertos de modelos colhidos no perímetro da pintura informal. Sua intensidade rítmica e cromática, entretanto, pode evocar a revolução da pintura fauve quando tubos de tintas eram lançados como dinamites contra as paisagens do pós-impressionismo.
A pesquisa desta artista propõe um acordo entre natureza e sentimento, o que faz pensar a uma união mística entre a arte e o mundo que haviam projetado os pintores do chamado Grupo do "Cavalheiro Azul", no início do abstracionismo, convencidos que os arrojos cromáticos e as deformações gráficas fossem "mais verdadeiras do que a verdade formal".
Observando a intensidade das cores de suas telas e o relevo temático enxertado, lembramo-nos de Kandinsky à época em que se converteu ao abstracionismo, quando decretou que o desenho deveria se subordinar ao ímpeto cromático em função de uma musicalidade interior.
A criatividade de Rosae Novichenko, projetando sem cálculos as próprias emoções diretamente sobre a tela, pode ser finalmente reconduzida através de certos aspectos à ação de Pollock, um dos iniciadores da pop-art americana.
Com uma expressividade mais cromática que rítmica, o desenvolvimento de seu discurso em direção a composições mais sintéticas, faz-nos pensar em um vigoroso processo de simplificação do estilo, como nas obras "Flores Noturnas" e "Sonoris", doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa. Com sua pintura, a artista desafoga momentos de concentração espiritual que sobre a tela explodem com uma dominante cromática dos azuis e com as tramas do grafismo criado diretamente pelo gesto.
A Artista
Violinista, compositora, atriz e artista plástica, Rosae Novichenko, pseudônimo artístico de Rosângela Nowitschenko, nasceu em Lages, SC, em 1960, e reside em São Paulo desde 2001.
Aos sete anos iniciou sua carreira artística com a música, no Conservatório de Música de Lages, e realizou sua primeira apresentação na Rádio Clube. Aos onze anos ingressa, como violinista, na Orquestra Sinfônica de sua cidade. Mais tarde, adolescente, estuda com Jerzy Milewiski (Rio de Janeiro) e inicia-se como professora de música e arte-educadora.
Como violinista, tocou em orquestras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Formou-se em Piano no Conservatório Musical Palestrina (Porto Alegre) e estudou composição e regência na UFRGS (Porto Alegre). Seus desenhos, desde criança são destaque na escola.
Em 2003 é convocada pelo CIAC (Centro Internacional de Artistas Contemporâneos) e Galeria Spazio Surreale a participar da Bienal de Firenze, dezembro, 2003; Bienal de Roma, janeiro, 2004 e da Mostra Internacional de Arte em Latina - Itália, janeiro, 2004.
Participou das seguintes exposições individuais: "Olhares e a Jornada para o desenvolvimento pessoal", Coordenação de Maria Ritta Michalski, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Pr, (2000); "Olhares II", SP; Exposição: "Olhares Noturnos", SP; "Mostra de um Novo Tempo", Fran's Café, SP; "Olhares Noturnos", Fran's Café, SP, (2003);
Entre as exposições coletivas destacam-se: "A arte resgatando a história de Lages", Lages, SC (2000); "Arte Perto de Você", Raposo Shopping, São Paulo, SP; Tênis Clube Paulista, SP; "XVII Mostra de Arte da Granja Viana", Cotia, SP; "IX Mostra de Arte Livre Saint Germain", SP; "Prêmio Primavera" - INCOR - HC - Fundação Zerbini e Galeria Spazio Surreale, SP; "La Magnifica", Galeria Spazio Surreale, Espaço Cultural Infraero, Guarulhos, SP; "Coração e Arte II", Fundação Zerbini e Galeria Spazio Surreale. , SP; "40 Anos da Imigração Coreana" , São Paulo, SP (2003); Bienal Internacional de Roma, Itália; "Marinhas Brasileiras" , Centro Cultural da Marinha, SP; "Salão de Artes Visuais" ; Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, RJ; Fran's Café, SP; "Oltre frontiera, Mostra Internazionale d'arte", Palazzo Caetani, Latina, Itália ; Bienal de Roma , Itália (2004);
Recebeu inúmeros prêmios e medalhas e suas obras encontram-se em coleções particulares e nos acervos oficiais da Prefeitura Municipal de Lages, no Centro Internacional de Artistas Contemporâneos, Roma, Itália; na Prefeitura Municipal de Latina, Itália, na Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações