Ato Público exige a liberdade do Líbano


16/03/2005 19:32

Compartilhar:

Ato Público em Apoio à Independência e Democracia do Líbano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/libano(3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se nesta terça-feira, 15/3, no Auditório Franco Montoro, Ato Público em Apoio à Independência e Democracia do Líbano. O evento, solicitado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB), teve como objetivo repudiar o atentado que matou o ex-primeiro ministro libanês Rafic Hariri há exatamente um mês, além de reiterar a defesa pela liberdade, independência e soberania do país.

Considerado um ato de terrorismo e crime não só contra seu país, mas contra o mundo, a comunidade libanesa solicita uma investigação internacional para identificar os culpados pelo assassinato de seu ex-primeiro ministro.

Na abertura da sessão, Vanderlei Macris declarou-se favorável à retirada do exército sírio e de seus serviços de inteligência do Líbano antes das eleições naquele país, preservando-se assim as boas relações entre os dois povos " uma das reivindicações da comunidade libanesa.

Georges Karan, representante do ex-primeiro ministro Rafic Hariri, participou do ato pela liberdade e soberania do Líbano e exigiu que sejam cessadas as ingerências estrangeiras para que seu povo possa exercer o direito a uma vida democrática.

A Banda da Polícia Militar executou os hinos nacionais do Líbano e do Brasil e várias autoridades dos dois países se manifestaram. Estiveram presentes ao evento, além dos deputados Pedro Tobias (PSDB) e Zuza Abdul Massih (PRP), os vereadores Miriam Athiê (PPS) e Celso Jatene (PTB). Os representantes do Líbano exigem que sejam respeitadas todas as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em especial a Resolução 1559, que dá ao país o direito de resistir à ocupação estrangeira " dando continuidade ao que já vinha sendo feito pela resistência libanesa no sul do território.

alesp