Parlamentar quer mais recursos para emprego de jovens


16/11/2005 10:13

Compartilhar:

Deputado Simão Pedro com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/simaomarinho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Simão Pedro

No encontro com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no dia 8/11, em Brasília, o deputado Simão Pedro (PT) solicitou a ampliação do Programa Nacional do Primeiro Emprego na capital paulista, principalmente para a Zona Leste, região de maior densidade populacional do município. Atualmente, o programa atende mil jovens por meio do Consórcio Sampa, gerido pela sociedade civil em parceria com o poder público e setor privado. O Ministro informou que está negociando com a área econômica do governo federal a liberação de mais recursos para emprego de jovens e reconheceu que a Zona Leste merece atenção especial.

"No Brasil temos 34,1 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos, ou 20% da população. Destes 64% estão fora do mercado. Entre os desempregados brasileiros, 47% pertencem a esta faixa etária, por isso, merece todos os elogios a iniciativa do governo Lula em ter criado este importante programa de inclusão social", afirmou o deputado.

O deputado levou ainda a reivindicação da Federação Nacional dos Secretários e Secretárias (Fenassec) pela criação do Conselho Federal da profissão, uma luta que vem desde a década de 90. Esteve presente à reunião a presidente da entidade Bernardete Lieuther que ouviu do ministro Luiz Marinho já ter providenciado a criação de um grupo de estudos para analisar solicitações semelhantes.

O deputado Simão Pedro visitou os Ministérios das Cidades, onde tratou de programas de habitação, saneamento e mobilidade urbana; do Desenvolvimento Social, onde conversou sobre o programa Bolsa Família e Restaurante Popular, e de Integração Nacional. Neste último foi tratar da recuperação de uma ponte em São João da Boa Vista a qual, por estar interditada, prejudica a circulação de moradores e o escoamento de produção do distrito agrícola e industrial do município. O ministério ficou de avaliar a situação e dar retorno sobre o assunto.

O parlamentar encontrou-se ainda com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia e com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricarodo Berzoini.

spedro@al.sp.gov.br

alesp