Deputada denuncia abandono de escola estadual em Santos


15/12/2008 11:19

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PRANDI ESCOLA ABANDONADA B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto mostra estado de abandono da escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PRANDI ESCOLA ABANDONADA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fechada no fim do primeiro semestre sob a argumentação de que passaria por obras, a E. E. Ruy Ribeiro Couto, em Santos, encontra-se em estado de abandono e abriga focos de mosquitos da dengue, segundo fato que foi notificado à Diretoria de Ensino pelos órgãos de Saúde. A denúncia foi levada ao conhecimento da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) pela comunidade escolar.

Preocupada com o futuro da Ruy Ribeiro Couto e de seus cerca de 300 estudantes, a parlamentar cobra explicações da Secretaria Estadual de Educação. Em Requerimento de Informações protocolado na Assembléia Legislativa e ofício enviado ao gabinete da secretária Maria Helena Guimarães de Castro, a deputada Prandi questiona as razões do abandono da escola e qual o prazo para que as obras sejam retomadas e concluídas.

"É um absurdo. A escola foi fechada e os alunos transferidos contra a vontade dos pais para a E. E. Canadá, sob argumentação de que as intervenções eram urgentes. Porém, nada foi feito até agora. A Ruy está lacrada, abandonada, com o mato tomando conta de tudo. A horta que era mantida pelos estudantes se perdeu. É lamentável o descaso com a Educação Pública", enfatiza a parlamentar, que também pretende levar o caso à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

Conforme recorda Prandi, pouco antes de ser fechada, a Ruy Ribeiro Couto já havia passado por uma reforma. Surpreendendo a toda a comunidade escolar, no final do primeiro semestre, foi anunciada uma nova obra, que envolvia a recuperação do piso, a troca de janelas e a recuperação do telhado, que tinha infiltrações. À época, chegou a ser cogitado que a unidade seria adaptada para receber a sede da Diretoria Regional de Ensino.



Tempo Integral



Outra preocupação da parlamentar é com a manutenção do programa "Escola de Tempo Integral" para os estudantes oriundos da unidade e que devem permanecer na E. E. Canadá. "Há comentários de que estes estudantes não estarão mais no projeto a partir de 2009, o que vem deixando os pais bastante preocupados e inseguros quanto ao futuro das crianças e adolescentes. A comunidade tem o direito de saber e se manifestar sobre o que os gestores estão planejando", enfatiza.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp