Autoridades prestigiam posse da diretoria da OAB-SP

Barros Munhoz enalteceu a importância da entidade na condução da advocacia paulista
26/03/2010 20:38

Compartilhar:

Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/OABBarrosZED_3078.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao comparecer nesta quinta-feira, 25/3, à posse de Luiz Flávio Borges D´Urso como presidente da seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente da Assembleia de São Paulo, deputado Barros Munhoz, falou da importância da entidade na condução da advocacia paulista e de como ela se tornou, através de suas ações, uma "sentinela avançada da democracia". Barros, que também é advogado, referiu-se à liderança inata do presidente reeleito da OAB como "alguém que se consagra por ter recuperado a confiança dos seus pares no comando da instituição". Barros ainda lembrou que a Ordem dos Advogados do Brasil é vista por todos, advogados ou não, como um ponto de convergência daqueles que respeitam a lei.

Representando o governador Serra, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, cumprimentou a reeleição da diretoria como um reconhecimento da classe ao trabalho e à dedicação de D´Urso e sua equipe. Marrey falou ainda da importância da OAB na defesa das instituições e da própria classe dos advogados, "porque defendendo os advogados, a OAB defende a sociedade em geral, que não pode prescindir de uma advocacia independente".

Página 3

Luiz Flávio Borges D´Urso é reconduzido à presidência da OAB-SP

Continuação da primeira página

A nova diretoria da OAB-SP, bem como os 120 integrantes do Conselho Seccional, foi reeleita para o triênio 2010/2013, e D´Urso destacou, em sua fala, duas campanhas que irá promover em seu mandato: o banimento dos corruptos da vida pública brasileira e a rejeição à proposta da criação da figura da execução prévia, pela qual a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional poderia executar os contribuintes sem direito da defesa na Justiça.

Falando sobre os corruptos, D´Urso disse que "eles sempre dão um tempo e depois voltam a se candidatar. Proponho que, uma vez cassados, eles não possam voltar nunca mais". Sobre os procuradores, D´Urso declarou que "se eles insistirem no projeto de quebrar o sigilo bancário e penhorar a conta do contribuinte, nós vamos cassar a inscrição dessa gente. Se quiser ser juiz, vá prestar concurso".

D´Urso defendeu ainda a autonomia financeira do Tribunal de Justiça do Estado, justificando que "com as custas processuais, teremos condições de instalar mais de 200 varas".

A presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Márcia Melaré, elogiou a gestão de D´Urso frente à OAB-SP, citando que a entidade saiu de uma situação de endividamento para um patrimônio de R$ 60 milhões.

A cerimônia contou ainda, em sua abertura, com a apresentação da peça Donos da Terra, encenada pelas crianças do Projeto de Iniciação Musical (PIM), de Salvador.

Estiveram presentes ao evento, além dos já citados, a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marcoantonio, os deputados federais Arnaldo Faria de Sá, José Mentor e Alessandro Mortiz, os deputados estaduais Célia Leão e Camilo Gava, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux e o procurador-geral do Estado de São Paulo, Marcos Nusdeo, entre outros.

alesp