Religiões de matriz africana homenageiam lideranças na ALESP


11/05/2011 11:18

Compartilhar:

À direita, Giannazi participa do ato religioso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/CARLOSGIANNAZIATORELIOSOp.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato religioso promovido pela Associação Brasileira dos Templos de Umbanda e Candomblé, em conjunto com o mandato do deputado Carlos Giannazi (PSOL), lotou as dependências do auditório Franco Montoro, no último dia 30/04. Centenas de praticantes da Umbanda e do Candomblé compareceram à ALESP e vários pais e mães de santo receberam homenagem por sua luta em defesa das tradições religiosas e foram condecorados como Conselheiros do Guerreiros do Axé, grupo que luta contra a intolerância, racismo, preconceito, injustiça e exclusão social liderado pelo presidente da ABRATU, pai Guimarães d´Ogum. Além de Giannazi estavam presentes a deputada estadual do PSOL/RJ, Janira Rocha, o deputado Major Olimpio (PDT) e representantes de entidades como a OAB, Ministério da Cultura e do Museu Afro Brasil.

Giannazi lembrou a todos da importância de religiões de matriz africana no país enquanto "co-formadoras da base da identidade nacional", ao lado da cultura, da língua, da cozinha e da arte africanas. "Temos a obrigação de lutar diariamente contra o preconceito, principalmente os que afetam religiões que se originaram no continente africano, criminalizadas e marginalizadas por parte da sociedade. Esse é um movimento em prol do livre exercício de culto religioso", defendeu. (pm)

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp