Lucinha Araújo visita E.E. Cazuza


14/06/2011 17:51

Compartilhar:

Lucinha e Giannazi observam placa com novo nome <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/GIANNAZIplacaESCOLA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Escola Estadual Jd. Guarujá foi batizada provisoriamente com o nome do bairro onde se localiza (zona sul da capital), e assim ficou por seis meses. Diante disso, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) elaborou projeto de lei em comum acordo com a comunidade escolar que, aprovado e sancionado, rebatizou a escola com o nome de Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, poeta, músico e um dos grandes nomes da MPB. "Ele foi um artista preocupado com as injustiças sociais. Muitas de suas músicas mostram claramente essa inquietação, e esse universo também está presente nos debates nas salas de aula", disse o parlamentar.

A cerimônia de renomeação ocorreu, no dia 8/6, na própria escola, com a presença de Giannazi, da diretora de Ensino da SU2, Maria Branco, da diretora da escola, Ondina de Oliveira Duarte, da professora e supervisora de Ensino, Paula Beatriz, de professores, funcionários, pais, alunos e de Lucinha Araújo, mãe do cantor falecido em 1990, e presidente da ONG Sociedade Viva Cazuza.

Na rede pública de ensino há muitas escolas sem um patrono ou batizadas com nomes de pessoas que violaram a liberdade de expressão ou apoiaram a ditadura militar no país. "Já esta é uma maneira de preservar a memória da música feita no Brasil, de qualidade, engajada, libertária, democrática e composta por um poeta de raro talento", finalizou Giannazi. (ot)



carlosgiannazi@al.sp.gov.br

alesp