Deputado Rodrigo Garcia se despede da Presidência da Assembléia


15/03/2007 17:42

Compartilhar:

Deputado Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MAU_0042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao encerrar seu mandato no comando da Assembléia, o deputado Rodrigo Garcia fez uma comparação entre os sentimentos nele despertados por sua eleição para presidente da Casa em 2005 e o que ele sentia agora ao deixar o cargo: "Há dois anos assumia o maior desafio que Deus colocou em minha vida, quando me elegi presidente da Assembléia Legislativa, com dois sentimentos: de euforia e muita apreensão. Hoje, olhando para trás, me vem a certeza de ter feito o meu melhor, a convicção de que deixo minha contribuição e a satisfação do dever cumprido", declarou.

Garcia explicou que sentiu euforia porque estava determinado a contribuir firmemente para o fortalecimento e principalmente para a autonomia do Legislativo, "peça chave para o exercício da democracia", e apreensão pela consciência da importância da missão que estava abraçando. E destacou que o lema escolhido como síntese do pensamento da Mesa Diretora para definir os rumos de sua gestão, "o poder do cidadão", não foi mero recurso de marketing. "Funcionou como uma bússola orientadora de nossas ações e decisões, pautando desde o início nossa agenda de propostas, sustentada por quatro pilares: modernidade, despersonalização, transparência e participação."

Ao prestar contas do trabalho desenvolvido como presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia destacou a realização das audiências públicas para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento em todas as regiões administrativas do Estado. Essas discussões, segundo ele, traçaram pela primeira vez uma radiografia da vontade popular para a aplicação dos recursos públicos. A atualização da Constituição Estadual, com a aprovação de emendas constitucionais, e as 1.700 leis aprovadas pela Assembléia no biênio foram também destaques de sua prestação de contas.

Garcia citou ainda a ampliação das instalações do Palácio 9 de Julho, com a construção de 60 novos gabinetes, a reforma e modernização do plenário Juscelino Kubitschek, a criação do Espaço das Cidades e o surgimento do SOS Racismo, serviço em funcionamento na Assembléia para o recebimento de denúncias de prática de racismo, como exemplos do cumprimento das amplas tarefas que lhe cabiam como presidente.

alesp