Conselheiros tutelares cobram melhores condições de trabalho


27/10/2009 19:33

Compartilhar:

Donisete fala a conselheiros tutelares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/DONISETETUTELARES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Conselheiros tutelares que atuam na Zona Lesta da Capital cobraram durante o ato Basta de Violência contra a Criança e o Adolescente, realizado no salão da Obra Social Dom Bosco, no dia 24/10, em Itaquera, que os governos estadual e municipais lhes deem melhores condições para exercer suas atividades e criem novos conselhos. "Faltam carros, telefones, computadores e até mesmo papel sulfite", reclamaram.

O público presente também aprovou uma moção, proposta pelos conselheiros presentes, em apoio à criação de uma Comissão Permanente em Defesa da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa, conforme projeto de autoria do deputado Donisete Braga (PT). Para os conselheiros, um espaço exclusivo na Assembleia vai contribuir para fiscalização dos recursos e avanços nas políticas públicas.

São Paulo tem hoje 37 conselhos tutelares com um total de 185 conselheiros, um número considerado muito pequeno para uma cidade com 11 milhões de habitantes e tantos problemas. Na Zona Leste são apenas dois conselhos. O deputado é favorável à criação de 15 novos conselhos, o que resultaria em 52 com 260 conselheiros, já que cada conselho pode eleger 5 conselheiros, conforme proposta do Conselho da Criança e do Adolescente da Capital com apoio da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares " Acetesp.

O salão da Obra Social Dom Bosco estava lotado para o encontro e o ato que foi organizado pelo deputado. O evento contou com palestras da defensora pública Tatiana Belons, da assistente social e coordenadora da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema, Zuleica Maria da Silva, do conselheiro Alexssander Clemente, do Conselho Estadual da Pessoa Humana, e do presidente do Lar Betânia Francisco Miguel.

Dezenas de representantes de entidades da região participaram do evento e se manifestaram: da Afuse, da Associação dos Funcionários da Escolas Públicas, Jovens Construindo a Cidadania, Associação Comunitária Meninos e Meninas de São Miguel, Lar Betânia, Associação dos Moradores da Gleba do Pêssego, Associação Santa Zita, Instituto Assistencial Folhas de Prata, Associação Nova Santana, Associação Anjos da Noite, Ong Nova Atitude, Associação dos Moradores do Jardim Vila Nova, Associação Tia Nilma e Associação União e Liberdade, entre outras.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp