Assembleia faz homenagem ao agronegócio do sudoeste do Estado


16/08/2011 18:25

Compartilhar:

Alfonso Sleutjes, Mônika Bergamaschi, Welson Gasparini, Ramon Flávio Rodrigues e Simon Veldt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/IIRRIGACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes do setor presentes à cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/IIRRIGACAO2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Evento realizado nesta segunda-feira, 15/8, no auditório Franco Montoro, celebrou os 30 anos de cultivo irrigado no Estado de São Paulo e os 10 anos da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspipp). Welson Gasparini (PSDB), deputado que promoveu o evento e o presidiu, falou de sua ligação com o setor do agronegócio, tendo sido há quatro anos consultor da Associação Rural Regional de Ribeirão Preto. "No início da década de 1980, a região Sudoeste do Estado começou a fazer plantio por meio de irrigação. Estimulados pelos resultados obtidos, o modelo foi se desenvolvendo. Nos últimos dez anos a força de seu trabalho fez surgir a Aspipp, congregando 118 associados, que possuem cerca de 40 mil hectares de área cultivada". Sobre a importância do agronegócio, o deputado disse que "este é o setor que vem dando sustentação ao desenvolvimento econômico e social do nosso país. Somos grandes exportadores, alimentando milhões de pessoas do Brasil e de vários outros países com produtos de qualidade".

Estiveram presentes à cerimônia o presidente da Aspipp, Alfonso Sleutjes, a secretária estadual de Agricultura, Mônika Bergamaschi, o deputado federal e líder do PSDB da Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira, o secretário nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues, e o presidente da Cooperativa Holambra, Simon Veldt. O presidente da Aspipp afirmou que a associação assumiu o trabalho de ser o elo entre produtores irrigantes e os órgãos do Estado. "A associação nasceu por causa da necessidade dos produtores, que queriam representação política", disse Sleutjes.

Duarte Nogueira comentou que o setor tem um potencial muito grande de expansão, podendo dar várias safras no mesmo ciclo, gerando riqueza para o Brasil. "O papel da Aspipp é garantir a organização dos produtores, conciliando aspectos ambientais, lutando por um arcabouço legal com mais estabilidade jurídica". O deputado federal mencionou a necessidade de linhas de crédito para obtenção de maquinário para o setor, "que é caríssimo". Segundo a assessoria da associação, esta representa 12 municípios da região, que desenvolvem um cultivo sustentável, em que a água utilizada é reservada em açudes na época das cheias. A agricultura irrigada produz três vezes mais que a agricultura em área de sequeira (sem irrigação). Já o plantio na palha consiste na manutenção da palha na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos. No final da cerimônia, Welson Gasparini e Duarte Nogueira entregaram uma placa ao presidente da Aspipp pelos dez anos da entidade.

alesp