Comissão de Estudos sobre a Juventude debate violência urbana

(com fotos)
20/06/2002 18:25

Compartilhar:

Violência urbana é tema da Comissão de Estudos sobre a Juventude<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Turco20Jun02B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Jornalista Percival de Souza (à esquerda): "Vivemos numa sociedade de consumo onde é preferível ser consumidor do que cidadão" Clique para ver a imagem ">

DA REDAÇÃO

A Comissão Especial de Estudos sobre a Juventude realizou na quarta-feira, 19/6, na Assembléia Legislativa, encontro que debateu o tema Crescemos na Violência Urbana.

O evento, promovido pelo deputado Turco Loco (PSDB), contou com a participação do jornalista Percival de Souza, do integrante do grupo de rap Racionais MC, Ice Blue, do escritor Ferrez e do músico Jairzinho.

O parlamentar considerou muito importante este debate para que se busquem soluções sobre a questão da violência. "Acredito que uma das principais razões da violência urbana seja a exclusão social da juventude. Temos que criar políticas públicas para os jovens para que eles tenham acesso à informação, à educação, à saúde, ao emprego, ao esporte, à cultura, ao lazer e, dessa forma, possam exercer a cidadania", afirmou.

O jornalista Percival de Souza disse que acompanha este tema há 35 anos e percebe a evolução das coisas para pior. "Aquilo que está na cabeça dos jovens, nem sempre é entendido pelos outros. O jovem tem seu próprio linguajar, sua vestimenta padrão e seus sonhos peculiares. Tive a oportunidade de entrevistar um jovem do Jardim Ângela que disse que seu sonho se resumia em adquirir um casaco de couro, um bom par de tênis, uma moto e um dinheirinho para passear com a namorada. Vivemos numa sociedade de consumo onde é preferível ser consumidor do que cidadão. E continua: "A Unesco fez um trabalho recente sobre jovens, adolescentes e drogas na escola. Será que precisa vir alguém de fora para mostrar o que está na nossa cara? Vamos lançar um olhar para nós mesmos", finalizou o jornalista.

De acordo com Ferrez, ninguém se mobiliza verdadeiramente para combater a violência. "Na periferia ninguém tem dinheiro para nada, já nos bairros mais nobres vemos gente desfilando de relógio de R$ 10 mil", criticou Ferrez.

O rapper Ice Blue afirmou que "na periferia não há infra-estrutura e em qualquer operação há recolhimento de impostos. Para onde vai todo este dinheiro? Isto gera violência. O problema não é só das drogas, é do álcool também". Ice blue também critica o alto índice de bares e igrejas evangélicas que existem na periferia e ironizou dizendo que nas periferias os jovens costumam chamar as igrejas de casas da moeda. "É o dinheiro que manda. Se você tiver, tem acerto, se não, não tem. Chegou a hora da mudança, ou vamos às ruas e participamos do processo ou nunca vamos exercer nosso papel de cidadão", disse.

Na opinião do músico Jairzinho, a violência atinge a todos. "A sociedade que dorme à noite tem dormido o tempo todo, as vidas das pessoas estão sendo tiradas normalmente. Já faz parte da realidade. O Brasil é um país de muitos pobres, onde a distribuição de renda é considerada a pior do mundo. É importante debater este tema para tentarmos encontrar soluções. O problema é muito grave e todos nós, de alguma forma, somos responsáveis", disse.

alesp