Segundo dia de seminário sobre a expansão do ensino superior é marcado por críticas à política federal

(com fotos)
18/06/2002 20:19

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi apresentou números que, na opinião da parlamentar, demonstram que o governo federal não tem investido o devido no Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Edu18jun02B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segundo dia do seminário sobre a expansão do ensino superior em São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Edu18Jun02A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA ASSESSORIA

No segundo dia do seminário sobre a expansão do ensino superior em São Paulo, promovido pelo Fórum das Seis, que congrega entidades representativas de professores e funcionários da USP, da Unicamp, da Unesp e do Centro Paula Souza, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) apresentou números que, na opinião da parlamentar, demonstram que o governo federal não tem investido o devido no Estado.

São Paulo, segundo os dados, aplicou 2 bilhões e 300 milhões de reais no ensino superior, USP/Unesp/Unicamp, para uma população universitária de 79.500 alunos. O governo federal, no mesmo período, aplicou 5 bilhões e 300 milhões nas universidades federais do país, atendendo a 442 mil alunos. Desta forma, São Paulo investe R$ 28.931,00 em cada aluno matriculado, enquanto o governo federal R$ 11.991,00. Maria Lúcia defendeu o controle social do uso dos recursos públicos direcionados para a educação.

Para os representantes das entidades que participaram dos debates da manhã desta terça-feira, 18/6, é fundamental que tanto o governo federal quanto o estadual ampliem os investimentos e criem mais vagas nas universidades públicas, dando possibilidade de estudo a alunos que não podem arcar com os custos das universidades particulares.

alesp