Livro que fala sobre o "estado de exceção" é lançado na Alesp


25/09/2008 19:08

Compartilhar:

Jorge Tassi e Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Seg Publica-ZE-_6759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento do livro "Introdução à filosofia do direito de segurança pública: o ser humano no estado de exceção", <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Seg Publica-ZE-_6708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançado nesta quinta-feira, 25/9, durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, coordenada pelo deputado Olímpio Gomes (PV), o livro "Introdução à filosofia do direito de segurança pública: o ser humano no estado de exceção", de Jorge Tassi. Autor de três livros, esse é o primeiro que aborda a questão da segurança pública e as conseqüências do preconceito na vida social, os dois anteriores são de poesia.

"A insegurança pública é marca evidente na atualidade. O criminoso encontra nas ruas das cidades brasileiras um lugar tranqüilo, onde pode desfilar suas maquinações diante de uma sociedade amedrontada pela violência, pelo abandono, pela arbitrariedade e por uma polícia desprovida de instrumentos legais aptos a reproduzir resultados aceitáveis."

Jorge Tassi é oficial da reserva formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e lamenta que, tanto na academia quanto nos bancos das faculdades de Direito não existe uma matéria sobre segurança pública. É nesse ponto, conforme o oficial, onde o policial é cobrado. "Porque a autoridade é o verdadeiro juiz e, nesse caso, o juiz é o policial, que em pouco tempo tem que decidir o que vai fazer; e ele sabe que vai carregar o peso de sua escolha. É preciso fazer com que esse policial não carregue sozinho o preço de sua escolha." Por esse motivo, enfatizou Jorge Tassi, o Congresso Nacional deve tratar dessa questão.

Outro ponto destacado é que o cidadão comum não sabe o que é "estado de exceção. Por não conhecer seu significado, não nos incomodamos com as filas nos hospitais, com as pessoas que têm fome e aquelas que são abordadas pela polícia. Mas, um dia, posso ter esse problema. A nossa cultura tem que mudar."



O autor



Jorge Tassi é oficial da reserva formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, graduado em Direito pela Universidade Vale do Paraíba (Univap), pós-graduado em Filosofia do Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e atualmente é professor em várias disciplinas do Direito.

alesp