Segundo ciclo de visitas ao interior


09/02/2009 20:05

Compartilhar:

Edmir Chedid (esq) no primeiro ciclo de visitas ao interior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/CHEDID CICLO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) iniciou na última quinta-feira, 5/2, a segunda parte do ciclo de visitas aos municípios do interior. A intenção é identificar os elementos que induzem as diferentes realidades socioeconômicas para, desta forma, transformá-los em instrumentos que permitam o acompanhamento e a aferição do desenvolvimento dos municípios na Assembleia Legislativa. Para isso, Chedid está se reunindo com membros dos poderes legislativo e executivo municipais, que são os responsáveis pela formulação e avaliação de políticas públicas. Nessa etapa, serão 31 municípios de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Em janeiro, primeira parte do ciclo de visitas, Edmir Chedid esteve em 59 municípios.

Durante o ciclo de visitas, vereadores e prefeitos apresentam críticas e sugestões às políticas públicas adotadas pelo governo do Estado. Os gestores apresentam, ainda, os dados referentes à realidade socioeconômica dos municípios, oferecendo, dessa forma, subsídios ao trabalho desenvolvido pelo deputado na Assembleia. "A primeira avaliação das ações governamentais implementadas no município deve ser apresentada pelos vereadores e prefeitos. Como representantes legais, eles assumem o compromisso de elaborar um documento oficial que contribuirá para o debate sobre os fatores que conduzem ao desenvolvimento dos municípios paulistas", afirmou Chedid.

No documento oficial, os gestores municipais apresentam dados relacionados ao estágio de desenvolvimento, como renda, escolaridade e longevidade, considerados fundamentais pela Assembleia. Os dados compartilham o paradigma que sustenta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que foi proposto pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Segundo Chedid, quanto mais se puder compreender o funcionamento e o impacto desses dados, mais eficazes serão as políticas públicas destinadas a promover o desenvolvimento dos municípios. "A compreensão dos dados resultará na efetiva melhora das ações governamentais e, consequentemente, na qualidade de vida dos indivíduos", explicou o deputado.



echedid@al.sp.gov.br

alesp