Museu de Arte: Ana Rita Videira: razão e sensibilidade se contemporizam poeticamente


07/08/2009 14:01

Compartilhar:

Obra Laranja<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTO DA OBRA DE ANA RITA RIBEIRO - A LARANJA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Rita Videira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTO DA ARTISTA - ANA RITA VIDEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana Rita Videira é uma artista seriamente empenhada na busca de uma síntese plástica capaz de criar uma realidade natural evitando tanto a pura abstração quanto o detalhismo descritivo. Sobre essa linha a artista se move através de espaços estruturais e cromáticos bem definidos separados com ritmos calmos e largos.



Através de uma natureza meditativa, a artista é consciente e opera nesse sentido com cuidadosa medida. Sua linguagem é sempre pertinente e a coerência estilística é observada. O seu mundo é de simplicidade expressiva que transmite a quem o aproxima.



As cores que Ana Rita Videira utiliza vibram sob atenta execução e sua temática é estudada com sensível intuição construtiva e com natural sentido de aproximação às expressões metafísicas.



Nada é forçado, mas muitas vezes uma comovente tonalidade no modelar da obra, uma experiência nova que colhe toda a poesia, nos oferece curiosas emoções. Através de silêncio, chega-nos uma voz que se levanta evocando a terra nos sentimentos e na completa sabedoria.



A textura de suas imagens se organiza muitas vezes em termos geométricos, porém mantendo sempre uma margem de sensibilidade. O objetivismo "concreto" de sua linguagem não esquece este retorno subjetivo que também anima com instintiva liberdade a lógica da percepção.



A obra "Laranja", doada ao Museu de Arte do Parlamento de

São Paulo demonstra que razão e sensibilidade se contemporizam poeticamente, comunicando-se através de diversos modos de aplicação.



A Artista



Ana Rita Videira nasceu em Santos em 1960. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Realizou diversos cursos de desenho e pintura, aperfeiçoando sua técnica com o pintor Jorge Guerreiro.



Realizou diversas exposições no Banco de Talentos, Febraban (1996 e 1998); Espaço Cultural Banco do Brasil, Joinville, SC (1996); Fundação Mokiti Okada, SP (1997); Galeria Monserrat, Joinville, SC; IV Salão de Arte Livre Saint Germain, SP; Bienal de Artes de São João da Boa Vista, SP; "Primavera com Arte III", Espaço Reciclar, SP; Espaço Cultural do Shopping Curitiba, PR; I ncontro de Artes Terramar, Joinville, SC; Teatro Paulo Autran, SP; Center Shopping Caraguá, Caraguatatuba, SP (1998); Espaço de Arte do Centro Rebouças, SP; II Salão Nacional da Pintura Contemporânea Brasileira, SP; "Projeto Brasil Contemporâneo", SP; Espaço Cultural "Fogo de Chão", SP; Galeria Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Joinville, SC (1999); Salão Oficial de Arte Livre de Caraguatatuba, SP (1999/2000)



Participou ainda de importantes exposições internacionais: Salão "Grande Marché D'Art Contemporain", Place de La Bastille, Paris, França e Forum das Artes, Berlim, Alemanha; Galeria Artitude Art Contemporain, Paris, França (1998); Salão Internacional do Petit Format, SP; Espaço Richelieu, Paris, França; Salão Internacional de São Paulo, SP (1999); Centro Cultural Quinta das Cruzadas, Sintra, Portugal; "Panorama Brasil", Espai Accas, Barcelona, Espanha; Net Art Fax Internacional, Lisboa, Portugal (2000) e Associação Abril 25 Anos, Lisboa, Portugal (2001). Foi catalogada no Le Sermadiras, Guide de L'Art Internacional e pertence à "Association Internationale des Arts Plastiques", Paris, França.



Possui obras em coleções particulares no Brasil, no exterior e em acervos oficiais da Prodesan, em Santos, no Banco do Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp