Museu de Arte - A Mulher na visão dos artistas: uma homenagem que deveria ser diária


05/03/2009 15:15

Compartilhar:

Sani Arana, Banho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-SaniAranaBanho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eder, Negra Afro-brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-Eder NegraAfro-brasileira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lygia Coelho, Deusa Flora<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-LygiaCoelhoDeusaFlora.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Val Santinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-ValSantinho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual, e o esforço para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, comemora-se anualmente a 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Foi exatamente nesse dia, no ano de 1857 que operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica na ocasião e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho.



A manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.



Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



Numa homenagem à data, publicamos nesta pagina algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que refletem a visão de seus autores sobre a figura feminina.

Anna Donadio " "Eólia"

Com efeito, ela realiza auto-representações que não revelam inteiramente a identidade do tema, mas aludem à sua presença através de traços de movimento, fragmentos corpóreos e uma insinuação velada de detalhes.



Concetta Espósito " "Figura feminina"

Extasiada pelas próprias criações e pelas refinadas figuras femininas, a artista se exprime com habilidade através da difícil arte da aquarela.



Cristina Cangueiro " "Ansiedade"

Imagens da mente pintadas em telas com indefinidas figurações, onde fluidez atmosférica, transitoriedade temporal e rarefação visionária constroem imagens impalpáveis como fotogramas que se dissolvem, transformando-se em aparições dentro de uma realidade densa de luzes.



Eder Rocha " "Negra Afro-Brasileira

O desenho de suas figuras, segundo uma harmônica distribuição dos planos definidos pela linha de contorno que flui rítmica, se afirma de um vivo sentido da observação realista que permite exaltar a representação no seu valor mais intimo, quase com tom afetivo em direção aos mínimos detalhes do cotidiano.



Isabella Tomassetti " "O véu"

A artista é uma pintora sensitiva que capta vibraçoes das coisas que a cercam, onde a natureza ocupa lugar de destaque e a figura humana é por ela envolvida.





Lygia Coelho " "Deusa flora"

A artista manifesta sua introversão mediante figuras vaporosas ou em devaneio, que assinalam um estilo altamente qualificado e ao mesmo tempo contemporâneo.



Sani Arana " "O banho"

As imagens construídas com precisão são de uma simplicidade que podemos definir como clássica, sem estilizações ou alterações eventuais. Tanto os vultos quanto as formas das figuras se instalam no espaço com uma extraordinária evidência plástica.



Val Santinho " "Açucena"

Elas são contidas por uma sutil tensão do traço que circunscreve os volumes anatômicos numa pesquisa expressa que vai além da simples realização pictórica para se tornar sentimento intenso de vida, medida precisa de uma decisão humana em que se conclui o tema.

alesp