Rio e cachoeiras incrementam turismo em Piraju

Estâncias Paulistas
03/08/2010 20:50 | Fotos: Tiago Gozzo

Compartilhar:

Cachoeira em Pirajú <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/piraju2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro de vivência ambiental em Pirajú <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/piraju.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com cerca de 28 mil habitantes, Piraju, no Oeste Paulista, tem como um de seus principais símbolos o rio Paranapanema, um dos únicos de grande porte não poluídos no Estado de São Paulo. E é próximo de sua margem, onde viviam pequenas tribos cayowás, que começa a história da cidade: Tijuco Preto, a primeira designação do município, possivelmente foi dada pelos indígenas.

A partir de 1800, o local vai gradativamente se tornando ponto de ligação entre São Paulo e Paraná. A terra fértil e a abundância de água estimularam colonos a se estabelecer no local. Assim, em 1871, foi instituída a freguesia São Sebastião do Tijuco Preto, pertencendo ao município de São João Batista do Rio Verde (hoje Itaporanga). Elevada à categoria de vila, tornou-se município em 25 de abril de 1880, pela Lei Provincial 111, mas somente em 1891 recebeu sua denominação definitiva: Piraju, que em tupi-guarani (pira-yu) significa peixe amarelo.

A expressiva produção de café durante a primeira metade do século passado levou Piraju a significativo progresso. Hoje, a cidade é conhecida internacionalmente pela produção de café de qualidade. Em 2002, Piraju transformou-se em estância turística. Por sua beleza natural e profusão de cascatas e represas, apresenta vários atrativos para a prática de esportes aquáticos, como rappel, conoagem e competições de jet ski.



Cachoeiras



Com queda d"água de mais de 50 metros, a cachoeira Palmital tem acesso pela estrada de Timburi e recebe muitos praticantes de rappel.

A cachoeira Capitão Mourão conta com boa infraestrutura para atendimento ao turista. Fica a quatro quilômetros da antiga estrada velha Piraju-Sarutaiá. No local está instalada uma das poucas saunas a lenha existentes no Estado.



Represa de Jurumirim



Localizada a 17 quilômetros da cidade, a represa de Jurumirim é a maior de Piraju e conta com prainha e área de camping. Situada na represa, a Pedrinha é bastante frequentada pelos praticantes de pesca e camping. A cidade é banhada ainda pelas represas Xavantes, Piraju e Paranapanema. Junto a esta, a famosa Escada dos Peixes constitui um belo espetáculo, com a subida dos peixes na época da piracema.

Ao lado da represa de Jurumirim, a ponte Cerqueira César é um dos locais mais procurados pelos adeptos da pesca. A pesca no rio Paranapanema também é praticada no parque do Dourado em busca do peixe que deu nome à cidade. A cerca de três quilômetros do centro de Piraju, o parque do Dourado tem churrasqueira e um bosque de grandes dimensões, com trilhas para caminhadas ecológicas, e águas de forte correnteza.

Há ainda a floresta Piraju, de propriedade do Estado, que tem 500 alqueires de mata nativa, lagos, diversas espécies de animais e trilhas para caminhadas.

alesp