Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Mariáh Oliveira e Sergio de Paula
Mariáh Oliveira e Sergio de Paula: capacidade autônoma de linguagem e eficácia comunicativa
A fotografia requer uma leitura "aberta", direcionada pela clareza fisionômica da temática, de seu reconhecimento e das inter-relações propostas pelos autores como estímulo a uma ulterior análise do real, do significado que as partes possam assumir na eventualidade de extraírem do contexto, assinalando o existente e evidenciando os conteúdos.
Mariáh Oliveira e Sergio de Paula, através de suas propostas visuais exprimem com lucidez esta confiança no poder expressivo e comunicativo da fotografia, pela qual se envolvem em cada fase produtiva " desde o projeto, a "assemblagem" e à impressão " sublinhando suas escolhas, sem deixar nada ao acaso ou à manipulação de terceiros.
Trata-se de uma afortunada capacidade de autonomia que fornece a ambos os fotógrafos as conotações de operadores culturais, raros, onde os profissionais da área costumam delegar à terceiros, seja a escolha temática que a utilização das imagens.
A dupla está constantemente atenta a desenvolver este papel com energia e clareza que a recente mostra "São Paulo a 4 mãos", sintetiza com eficácia. Ambos participaram de uma verdadeira operação analítica e projetual, desenvolvendo tanto o papel de fotógrafos e gráficos, num trabalho interdisciplinar que, por ser visual, é obviamente também sociológico e urbanístico.
A maravilhosa série de fotografias sobre a "Paulicéia desvairada", tão decantada por Mario de Andrade, consegue demonstrar como para fotografar seja importante, sobretudo ter idéias claras e sensibilidade, e não um problema de equipamentos, de alquimias químicas e mecânicas.
A obra "A Ponte Estaiada", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, confirma a idéia de que para Mariáh Oliveira e Sergio de Paula, a imagem é um meio de expressão congenial que uma vez mais consegue assinalar como a fotografia tem capacidade autônoma de linguagem e eficácia comunicativa.
Os fotógrafos
Sergio de Paula e Mariáh Oliveira trazem um histórico de mais de 20 anos de atuação no ramo fotográfico, no entanto, começaram a trabalhar juntos há três anos quando decidiram montar o Estúdio de nome homônimo. Ambos apresentam, em sua trajetória, títulos, certificações, profundo conhecimento em tecnologia fotográfica e (grandes trabalhos nacionais e internacionais proporcionados pela junção de técnica e sensibilidade em busca da imagem veraz).
Juntos Sergio e Mariáh dão vida à fotografia, pois unem razão e emoção de uma forma harmoniosa e encantadora. Cumplicidade e profissionalismo são características marcantes desses competentes artistas fotográficos, que amam retratar o palco da vida.
Com vasta experiência nos mais variados estilos, suas fotografias captam os grandes momentos e emoções sempre de forma discreta, buscando a qualidade e superando as expectativas.
Ambos têm participado de exposições em várias cidades brasileiras e recentemente no Espaço Cultural V Centenário da Assembleia Legislativa. Em janeiro do próximo ano deverá sair um livro de poesias de Renato Diniz intitulado "São Paulo, São Paulo" , completamente ilustrado com fotos de Sergio de Paula e Mariáh Oliveira.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações