Escolta de presos será debatida em comissão


10/08/2011 20:15

Compartilhar:

Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComSegurancaROB0526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adilson Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComSegurancaDepAdilsonROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia, presidida pelo deputado Adilson Rossi (PSC) aprovou nesta quarta-feira, 10/8, requerimento de autoria do deputado Pedro Tobias (PSDB) solicitando que a comissão promova debate sobre a atribuição da função de escolta de presos no Estado, que, em sua opinião, deve ser exercida pelos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, do Quadro da Secretaria da Administração Penitenciária, e não pelos integrantes da Polícia Civil.

Por outro lado, o deputado Adriano Diogo (PT) defende a adoção da videoconferência nos interrogatórios dos presos. "Com isso, o problema da escolta seria eliminado." Interessado no assunto, Tobias questionou ao deputado Fernando Capez (PSDB) o motivo da resistência do Estado em adotar as videoconferências. "Alguns juristas considerarem que há o cerceamento de defesa do réu, mas eu não acredito nessa hipótese", esclareceu Capez.

Os parlamentares também aprovaram requerimento do presidente da comissão convidando o comandate-geral da policia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, para falar sobre assuntos pertinentes à sua atuação. Aproveitando a oportunidade, Olimpio Gomes (PDT) sugeriu que o superintendente da Polícia Técnico-Científica, perito criminal Celso Periolim, também seja ouvido. A reunião ainda não tem data confirmada.

alesp