Secretária da Educação visita a Assembléia

Mais de 140 mil professores e funcionários temporários poderão ser incluídos na SPPrev
16/05/2007 21:41

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sec Educa Geral MAU0182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Vasconcelos, secretária estadual da Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sec Educa Maria Lucia Vasconcelos (2)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Vasconcelos e presidente Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sec Educa Maria Lucia Vasconcelos (6)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, e sua equipe mantiveram nesta terça-feira, 16/5, encontro com o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima (PSDB), e o 1º secretário, deputado Donisete Braga (PT).

Maria Lúcia fez um relato das principais metas da secretaria e respondeu a questões dos parlamentares sobre temas que têm gerado discussão, como o projeto Escola da Família, a informatização das unidades de ensino e a progressão continuada.

No Escola da Família houve, de fato, segundo a secretária, uma redução no número de escolas que desenvolvem o projeto. "Todas as escolas permaneciam abertas, mesmo que não houvesse demanda. O que fizemos foi racionalizar. Hoje 50% das unidades mantêm o programa de uma forma que garanta o acesso à totalidade dos alunos, mas com custos inferiores, e os bolsistas do programa foram realocados", explicou.

Sobre informatização, a equipe da secretaria informou que todas as 5.430 escolas estaduais dispõem de uma sala de informática. Na expansão prevista, as salas de informática deverão ter o número de computadores ampliado e todas as salas de professores terão um computador conectado à internet à disposição dos educadores. Segundo a equipe, há um esforço para que a informática seja incorporada de forma definitiva aos recursos pedagógicos utilizados pelos professores.

Quanto à progressão continuada, a secretaria irá reduzir de quatro para dois anos o período em que os alunos serão avaliados. "As avaliações vão ocorrer a cada dois anos, na 2ª série, na 4ª, na 6ª e na 8ª. Se o aluno apresentar desempenho abaixo do esperado ele será realocado para uma sala de reforço e fará a recuperação dos dois anos em um e, posteriormente, voltará a cursar regularmente. Ou seja, se é avaliado na 2ª série e precisa de reforço, fará mais um ano e, depois, continuará os estudos na 3ª série. Com isso acreditamos que o desempenho será melhor e evitaremos a evasão escolar, que era característica quando da reprovação", disse Maria Lúcia.

Repercussão

O encontro, que aconteceu nas dependências do Palácio 9 de Julho, foi considerado muito positivo pela titular da secretaria. "Quando uma conversa acontece entre pessoas que têm o mesmo interesse, os frutos nascem naturalmente. O encontro foi muito agradável e sinalizador de que vamos caminhar com este diálogo franco e aberto", afirmou.

"A discussão de políticas públicas deve se dar em todos os níveis e a Assembléia é um lugar privilegiado para este debate, pois são 94 parlamentares que vêm de realidades e regiões diferentes, com a possibilidade de contribuir para o aprimoramento das ações governamentais. Todas as vezes que pudermos fazer uma discussão com os secretários estaduais da forma como ocorreu hoje, independente das disputas partidárias, o ganho será para a população", concluiu Vaz de Lima.

O 1º secretário também destacou a importância do encontro. "A reunião foi muito proveitosa, pois no Estado são mais de 5 milhões de estudantes. Esta é uma área sensível, que preocupa nossa bancada. Temos grande interesse em que a formação continuada dos educadores seja garantida. A presença da secretária e de sua equipe é positiva, pois vários debates de projetos importantes vão ocorrer, como a alocação de recursos para a área da educação no Orçamento do Estado".

O presidente da Assembléia Vaz de Lima declarou à secretária que o projeto da SPPrev deverá ser votado na próxima semana.

alesp