Ronaldo Dalcin cria variantes emotivas em obras de inspiração impressionista

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
18/09/2006 17:18

Compartilhar:


Ronaldo Dalcin é essencialmente um pintor figurativo, executor de excelentes retratos femininos, tratados com grande espontaneidade, imersos numa luz que poderíamos dizer impressionista. O artista é, sobretudo, um psicólogo que sabe intuir e traduzir, sobre a tela ou o papel, certos momentos mágicos que ele próprio cria.

Sua pintura parte de uma preciosa relação visual com a realidade para efetuar uma transfiguração gradual do elemento naturalístico, que acaba com a perda de conotações veristas para assumir conotações emotivas e sentimentais sobre o fio de uma intensa participação pessoal, às vezes melancólica, às vezes romântica.

A natureza do artista e seu temperamento fazem-nos sentir a trépida discrição e as tênues inspirações neo-românticas. Se seu ideal artístico é um "tenaz e instrutivo humanismo", que se manifesta não somente na escolha do tema mas também na estrutura mesma de suas obras, seu traço gráfico dá à graça tipicamente feminina um robusto e concreto sentido do real, uma decisiva medida poética.

Tanto suas figuras humanas quanto seus animais são como variantes emotivas de um tema que sensibiliza o homem com o traço constante de seus sentimentos e seus dramas interiores.

Nas obras A Banhante e Salvemos as Tartarugas, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é evidente o sentido áulico da figuração, bem como a cuidadosa elegância do desenho, do qual, juntamente com os reflexos cromáticos, se expande luminosa a presença de uma humana interioridade psicológica.



O artista

Ronaldo Dalcin, pseudônimo artístico de Ronaldo Garcia Dalcin, nasceu em Diadema, SP, em 1978. Teve como formação inicial o estudo da mecânica geral no Senai-Volkswagen, em São Bernardo do Campo, tendo cursado ainda desenho de projetos de mecânica na Escola Técnica Estadual Lauro Gomes e desenho industrial na Universidade Bandeirante de São Paulo, ambas também em São Bernardo do Campo.

Entusiasta pelas artes plásticas, realizou paralelamente cursos de pintura a óleo com o professor João Américo, na escola Nós'arte, em São Bernardo do Campo (2001), e cursos de desenho e pintura realista com o artista e professor Maurício Takiguthi (2003).

Participou recentemente do 16º Salão de Artes da Associação Comercial de São Paulo, Distrital de Pinheiros, e de uma exposição coletiva no Espaço Cultural V Centenário na Assembléia Legislativa.

Possui obras em diversas coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp