Dia Internacional da Mulher é comemorado em sessão solene


07/03/2003 18:03

Compartilhar:

As deputadas Rosmary Corrêa (ao fundo) e  Mônica Becker, ambas do PMDB, e a coronel da Polícia Militar Laudinéia Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Sol_mulher.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Por solicitação da deputada Rosmary Corrêa (PMDB), o Dia Internacional da Mulher foi comemorado em sessão solene nesta sexta-feira, 7/3, na Assembléia Legislativa.

Rosmary lembrou que a situação da mulher na sociedade mudou muito desde que, em 8 de março de 1857, cerca de 150 operárias têxteis de Nova York morreram queimadas dentro de uma fábrica - em incêndio ateado pelo próprio patrão -, por causa de reivindicações por melhores condições de trabalho e salários. "Embora ainda haja injustiças, hoje as mulheres têm mecanismos para denunciá-las e lutar por seus direitos", disse a parlamentar.

A deputada Mônica Becker (PMDB) também participou da solenidade. Ela lamentou que as mulheres ainda sejam minoria nos cargos mais importantes e fez um apelo à participação feminina na política.

Em nome de todas as mulheres, profissionais que atuam em diferentes áreas, como ensino, jornalismo e assistência social, foram homenageadas com a entrega de placas. Representando as homenageadas, a médica Albertina Duarte Takiuti ressaltou a luta feminina e a necessidade de que projetos relativos aos direitos da mulher continuem sendo votados na Casa.

A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Maria Aparecida de Laia, que também fez parte da Mesa de Trabalhos da sessão solene, considerou que a mulher emerge hoje como importante fenômeno político, "embora ainda haja uma longa caminhada para conquistas em instâncias de poder".

O eventou contou também com a apresentação de coral regido pelo maestro Marcelo Recski e do grupo de dança do ventre da Casa do Adolescente de Várzea Paulista.

alesp