O mito da antiguidade e o da vida moderna equilibram-se na escultura de Renato Masson

Emanuel von Lauenstein Massarani
15/09/2003 14:08

Compartilhar:

Obra A espera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/RMasson-A Espera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Masson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/RMasonAespera15903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Possuidor de uma fé juvenil e tenaz, Renato Masson dirige sua criatividade artística à escultura, ou melhor, à modelagem em barro e mais recentemente em concreto aerado.

Seu talento é dirigido por sua intuição, mais do que por seu espírito consciente. Essa intuição o conduz a uma concepção moderna da modelagem. Entretanto, fascinado e animado pelo mito da antiguidade, sabe que, dentro de uma certa medida, o domínio que adquiriu baseia-se nas técnicas antigas readaptadas aos nossos tempos.

Se para Renato Masson o passado morreu e a sensibilidade grega desapareceu, por outro lado sabe-se que deve pertencer ao seu próprio tempo, isto é, ao tempo presente. A obra desse escultor ultrapassa os problemas de estilo e exprime sua mensagem por intermédio do mito da vida antiga e do mito da vida moderna.

Suas inclinações o conduzem a efeitos intensificados que são controlados por um sentido inato da proporção e da forma. Certos rostos se transformam em máscaras de traços fixos, cheios de paixão violenta. A imagem figurativa permanece o fundamental de sua criatividade: o volume fechado é que merece sua maior atenção. O côncavo é utilizado com moderação não afetando o volume.

O registro de suas obras compreende na maioria corpos unidos, cabeças simples modeladas, figuras femininas isoladas. Com um expressionismo singular, Renato Masson trata as formas e as proporções dos corpos que cria da maneira a mais livre, como podemos verificar na obra "A espera", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho.

O Artista

Renato Masson, pseudônimo artístico de Renato Luiz Masson, nasceu em 1979, na cidade de São Carlos, SP. Formou-se na Faculdade de Educação Artística com habilidade em Artes Plásticas em Jaboticabal (SP).

Possui um conhecimento em diversos tipos de moldes, desenvolve massas, sendo materiais recicláveis, pinturas, desenhos e outros. Desenvolve projetos, ministra aulas de resina e aulas na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, no Museu Cerqueira César, SESC São Carlos e ateliês particulares nas cidades de São Carlos, Araraquara e Jaboticabal.

Participou de várias exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Universidade Federal de São Carlos, (UFSCAR) SP (1999); Museu Histórico Cerqueira César São Carlos, SP; Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda São Carlos, SP; I e II Espaço Cultural Faber-Castel; Espaço Cultural de Barra Bonita, SP; 7º Salão no colégio "Cecília Meirelles", São Carlos, SP (2000); 8º Salão na Escola de Educação Infantil Pequeno Aprendiz, São Carlos, SP; Bienal de Artes e Cultura de Jaboticabal, SP (2001); 19ª Salão Oficial de Belas Artes de Matão, (SOBAM) SP; XXVII Semana de Portinari (2002); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2003).

alesp