Deputado pede urgência na reposição salarial da Famema e HC


23/04/2007 16:22

Compartilhar:

Vinícius Camarinha na entrega de uma de suas conquistas para o HC: o novo tomógrafo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CAMARINHA TOMOGRAFO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CAMARINHA FOTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A importância da região Centro-Oeste para o desenvolvimento do Estado e a necessidade da reposição salarial para os servidores da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e do Hospital das Clínicas (HC) foram alguns dos itens abordados pelo líder da bancada do PSB na Assembléia, deputado Vinícius Camarinha, ao usar a tribuna da Assembléia Legislativa na última quinta-feira, 19/4. O pronunciamento foi transmitido pela TV da Assembléia (ALTV).

Vinícius afirmou que, desde o início do seu primeiro mandato, em 2003, tem lutado por mais recursos e investimentos para os hospitais e Santas Casas da região, sem deixar de lado os servidores. Para explicar a crise enfrentada pelos profissionais da Famema e do HC, que não têm reposição salarial há dez anos, a ameaça de greve e suas conseqüências, Vinícius iniciou seu discurso destacando o potencial de Marília, já que milhares de pessoas buscam as faculdades e hospitais da cidade.

"Temos em Marília um pólo educacional de excelência, com três universidades " entre elas a Famema, considerada uma das melhores do Estado ", e uma rede municipal, com Emeis (escolas de educação infantil) e Emefs (escolas de ensino fundamental), considerada modelo e premiada em todo o país. Possuímos ótimos hospitais, que oferecem exames modernos, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, além das novas UTIs. Por diversas vezes, usei a tribuna para pedir a atenção do governo paulista, da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria do Planejamento para a defasagem salarial dos servidores da Famema e do HC, não podemos ignorar a situação gravíssima por qual passam esses trabalhadores".

O deputado destacou também que esteve na semana passada no HC e acompanhou a luta dos enfermeiros e auxiliares, que desempenham seu trabalho com delicadeza, com a preocupação moral de sempre fazer o certo, mesmo com todas as dificuldades.

Na tribuna, Vinícius apresentou um comparativo salarial envolvendo os servidores da Famema, Unesp, USP, Unicamp e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. "Dentre as instituições pesquisadas, a Famema é a que repassa o menor salário aos seus funcionários. Nós temos defasagem de 40% a 50%, mas acredito que o governador José Serra, sensível e com a experiência de ter sido ministro da Saúde, irá resolver de vez essa questão, abrindo diálogo com a diretoria da Faculdade de Medicina, equiparando salários e assim, incentivando todos os servidores".

O parlamentar falou também da grande demanda de atendimento do HC, pessoas humildes de mais de 60 municípios que procuram o hospital diariamente. "Não podemos permitir que seja deflagrada uma greve, todos irão perder, principalmente a população carente."

O pronunciamento do líder do PSB foi bastante elogiado pelos deputados. Carlos Giannazi (PSOL), Marcos Martins (PT) e Raul Marcelo (PSOL) usaram parte do tempo regimental para reforçar o apelo de Vinícius Camarinha. "Sou da região Centro-Oeste, nasci no HC de Marília, conheço o trabalho desse importante hospital. Parabenizo o colega Vinícius Camarinha por essa reivindicação e esse alerta, antes que a população sofra ainda mais", afirmou o deputado Raul Marcelo.

vcamarinha@al.sp.gov.br

alesp