Projeto cria Programa da "Boa Visão" no Estado


29/10/2007 09:09

Compartilhar:

Estevam Galvão: "Problemas visuais não tratados podem levar o aluno a um baixo rendimento escolar." <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM BOA VISAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, apresentou projeto que institui o Programa da "Boa Visão" em todo o Estado de São Paulo. O item foi publicado no Diário Oficial nesta semana e agora segue para as Comissões Permanentes, para emissão de parecer.

Baseado no projeto aplicado pelo deputado Estevam na cidade de Suzano " enquanto prefeito daquele município " o programa é dividido em "Boa Visão na Escola" e "Boa Visão na Melhor Idade" e consiste e prestar atendimento oftalmológico às pessoas que não têm acesso ao serviço.

Segundo o projeto, o "Boa Visão na Escola" atenderá todos os alunos, independente da idade, regularmente matriculados na educação básica da rede pública ou particular de ensino. "O objetivo é atender estudantes de escolas da rede estadual de ensino. Há dificuldades visuais como o estrabismo, a miopia, o astigmatismo, entre outros que se não detectados e não tratados adequadamente podem levar o aluno a um baixo rendimento escolar", lembrou o deputado.

Já o "Melhor Idade" atenderá todos os cidadãos acima de 50 anos, no regime de mutirão. O projeto determina ainda que a ação será realizada através de convênio com as prefeituras municipais. "Além dos problemas visuais que podem ocorrer em qualquer idade, o processo de envelhecimento é um fator que pode levar ao desenvolvimento da catarata e glaucoma, entre outras doenças", alertou Estevam.

Já às prefeituras conveniadas caberá a disponibilização de profissionais habilitados para a realização dos exames oftalmológicos, o encaminhamento ao Sistema único de Saúde dos pacientes que tiverem doenças detectadas para o tratamento, organização e gerenciamento do programa, mapeamento dos dados obtidos pelo programa para futuros estudos e fornecimento de armações e lentes.

De acordo com o deputado, os atendimentos deverão ocorrer nas próprias escolas em que cada aluno estiver matriculado, para não prejudicar o andamento das aulas. Já o atendimento aos idosos deverá acontecer em local disponibilizado pelas prefeituras. "De acordo com o IBGE, no Estado de São Paulo há quase 12 milhões de crianças e adolescentes e mais de 6 milhões de pessoas com mais de 50 anos. Esses dois segmentos da sociedade são mais vulneráveis a problemas causados por moléstias oftalmológicas. O Programa Boa Visão tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos, através da detecção e tratamento destas doenças, inclusive com o fornecimento de armações e lentes", reforçou o democrata.

egalvão@al.sp.gov.br

alesp