Comitê São Paulo da Marcha Zumbi +10 lança manifesto na Assembléia


22/03/2005 16:56

Compartilhar:

Deputado Tiãozinho do PT na abertura de ato contra a discriminação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MarchaZumbi21MAR03B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público lota Auditório Franco Montoro em ato contra a discriminação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MarchaZumbi21MAR03C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em comemoração ao Dia Internacional de Eliminação da Discriminação, 21 de março, o Comitê São Paulo da Marcha Zumbi +10 lançou, na segunda-feira, na Assembléia, um manifesto sobre a marcha que deverá acontecer no próximo dia 20/11, em Brasília. O evento reuniu vários parlamentares e representantes de movimentos negros.

O deputado Sebastião Arcanjo (PT), coordenador da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, abriu os trabalhos, lembrando que a data também é uma oportunidade para o debate sobre a violência policial, sobretudo contra negros. "Não podemos esquecer que, exatamente há um ano (21/3/2004), o dentista Flávio Santana foi morto pela polícia."

Nice Couto, representando o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, explicou o conjunto de ações contra o racismo e a exclusão social que essa nova gestão vem implementando naquela cidade.

Membro da Frente Parlamentar pela Igualdade, o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT/SP), o Vicentinho, falou sobre o vereador Toninho Calunga, que, segundo ele, vem sofrendo pressões por ter denunciado esquema de corrupção na Câmara Municipal de Cotia. "Ele é o único vereador do PT e averiguou que os funcionários têm na folha de pagamentos salários em torno de R$ 4 mil, quando, na prática, recebem R$ 400", disse Vicentinho, reivindicando proteção especial e segurança para Calunga.

O líder do PT, deputado Renato Simões, informou que, em 1994, com a aprovação de projeto do então deputado estadual Jamil Murad (PCdoB), hoje deputado federal, foi instituído o SOS Racismo na Assembléia Legislativa, com a finalidade de receber denúncias de crimes raciais. "Por enquanto o serviço funciona precariamente, mas pretendemos recuperá-lo neste ano", afirmou Simões.

O 1º secretário Fausto Figueira (PT) destacou as ações que o Governo Federal tem desenvolvido contra o racismo: "A política de cotas nas universidades, e a criação da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e entre outras iniciativas, mostram o empenho da União em combater o racismo."

Figueira recebeu de representantes dos movimentos negros documento sobre as propostas para a reestruturação do SOS Racismo na Casa e se comprometeu, como 1º secretário, a fazer com que o atendimento funcione adequadamente.

alesp